Argylle: Livro que inspirou filme com Henry Cavill foi escrito por Taylor Swift?
Argylle: Livro que inspirou filme com Henry Cavill foi escrito por Taylor Swift?
Diretor ofereceu uma resposta para a popular teoria de fãs!
Com lançamento previsto para o dia 1º de fevereiro, Argylle: O Superespião é o mais novo filme de Matthew Vaughn, diretor de Kingsman: O Serviço Secreto e X-Men: Primeira Classe. Desde seu anúncio, uma teoria bem popular começou a viralizar, com muitos fãs alegando que Taylor Swift seria responsável por escrever o livro que deu origem à obra. Mas será que é verdade?
As primeiras teorias começaram a circular quando descobriram que Elly Conway, nome da autora que deu origem ao filme (e que também é uma personagem dentro da história) era, na verdade, um pseudônimo. Após uma extensa procura, os fãs de Taylor Swift descobriram que esse nome vem de uma novela australiana chamada Neighbours, e a Elly Conway do programa fez sua primeira aparição no dia 13 de dezembro – o aniversário de Taylor Swift.
Além disso, outras questões fizeram muitos erguerem as sobrancelhas para a possibilidade de Taylor ter realmente escrito o livro: por exemplo, há um gato da raça Scottish Fold no trailer, e a Taylor tem dois gatos dessa raça. Ou até mesmo a bolsa usada para carregar o gato, que é muito similar a uma que Taylor já usou publicamente.
Em entrevista à Vanity Fair, o diretor Matthew Vaughn falou sobre Elly, e como a personagem (que é interpretada por Bryce Dallas Howard) se encaixa na trama do filme:
“[Conway] é a J.K. Rowling dos livros de espionagem. Ela é agorafóbica. Sua ideia de um encontro perfeito é ficar em casa, escrevendo mais de seu livro, com seu gato de companhia. Ela não é uma vítima, porque ela é realmente bem sucedida e realmente divertida e esperta, mas ela tem problemas.”
Em suma, parte da jogada da trama é brincar com o conceito de metatextualidade. Na trama, Elly é uma escritora e está desenvolvendo seu próprio livro, Argylle. Não só ela, como outros personagens do filme – como Henry Cavill e Dua Lipa – também são personagens “reais”, que dialogam diretamente com a trama fictícia escrita por Conway.
Em outra entrevista concedida à Rolling Stone, Vaughn falou mais sobre as teorias e disse como descobriu toda essa conspiração por parte dos fãs da loirinha:
“Eu não sou um cara muito chegado na internet, e foi a minha filha que veio até mim – esse é o poder das celebridades e da internet – e disse: ‘Você nunca me contou que a Taylor escreveu o livro!’ E eu olho pra ela pensando: ‘O que você está dizendo? Taylor Swift escreveu o livro? Ela não escreveu o livro!’ E eu comecei a rir porque tipo, isso não é verdade. Ela não escreveu o livro. Mas minha filha estava bem convencida disso.”
Vaughn insiste que Taylor Swift não escreveu o livro – e explica que muitos já tentam se aproveitar do sucesso e fama da cantora, e ele não quer fazer parte desse grupo:
“Há um livro real… e é um livro muito bom. E há uma Elly Conway que escreveu o livro, mas não é Taylor Swift. E eu digo isso porque acho que a Taylor Swift tem várias pessoas tentando se aproveitar de sua fama, de todos os lados, e eu não quero ser parte desse clube. Eu li as conspirações e pensei: ‘Uau, eles não deixam pedra sobre pedra!’ Mas não foi a Taylor Swift. Ela definitivamente não escreveu o livro.”
Por enquanto, a identidade real da autora (ou autor) de Argylle continua sendo um mistério. Muitos acreditam que seja uma pessoa famosa, já que a Apple teria desembolsado US$ 200 milhões para comprar os direitos e produzir o filme, um valor exorbitante para uma suposta escritora de primeira viagem.
Argylle: O Superespião estreia no dia 1º de fevereiro.
Abaixo, confira também: