Ainda Estou Aqui: Tudo sobre filme brasileiro com Fernanda Torres que tem chances no Oscar

Capa da Publicação

Ainda Estou Aqui: Tudo sobre filme brasileiro com Fernanda Torres que tem chances no Oscar

Por Jaqueline Sousa

Premiado na categoria de Melhor Roteiro na 81ª edição do prestigiado Festival de Veneza, encerrado no último sábado (7), o filme brasileiro Ainda Estou Aqui promete causar um forte burburinho dentro e fora do território nacional. Dirigido por Walter Salles, conhecido por seu trabalho como diretor no clássico do cinema nacional Central do Brasil (1998), o longa tem Fernanda Torres, Fernanda Montenegro e Selton Mello no elenco, e recebeu diversos elogios da crítica especializada que compareceu ao evento e teve a oportunidade de assistir ao filme em primeira mão.

Na expectativa por um título nacional na próxima cerimônia do Oscar, reunimos aqui tudo que você precisa saber sobre o filme Ainda Estou Aqui!

Qual é a trama de Ainda Estou Aqui?

Ainda Estou Aqui conta a história de Eunice Paiva e sua busca por respostas após o desaparecimento do marido na ditatura militar.

Baseado no livro homônimo do escritor Marcelo Rubens Paiva, Ainda Estou Aqui é ambientado no Rio de Janeiro, na década de 1970, durante o período ditatorial no Brasil. Usando a história real de vida da família do autor como inspiração, a trama do filme conta a história de Eunice Paiva, uma mulher que passou mais de 30 anos à procura de respostas acerca do desaparecimento do ex-deputado Rubens Paiva, seu marido, que foi levado às forças para ser interrogado pelo regime militar.

Mas a jornada de Eunice passa a enfrentar um novo obstáculo quando, conforme as explicações sobre o que aconteceu com Rubens começam a vir à tona, os primeiros sintomas de Alzheimer surgem.

Quem está no elenco de Ainda Estou Aqui?

Fernanda Torres estrela Ainda Estou Aqui, novo filme de Walter Salles.

Ainda Estou Aqui tem um elenco repleto de estrelas do cinema nacional. Começando pela protagonista, Fernanda Torres, conhecida pelas séries Os Normais (2001-2003) e Tapas & Beijos (2011-2015), é a intérprete da versão jovem de Eunice Paiva, enquanto a grandiosa Fernanda Montenegro (Central do Brasil, O Auto da Compadecida), mãe de Fernanda Torres na vida real, vive a versão mais velha da personagem no filme.

Já Selton Mello, estrela dos filmes O Auto da Compadecida (2000), Meu Nome Não É Johnny (2008) e O Palhaço (2011), interpreta Rubens Paiva.

Outros nomes do elenco de Ainda Estou Aqui incluem Maeve Jinkings (Aquarius, Os Outros), Humberto Carrão (Marighella), Valentina Herszage (Quanto Mais Vida, Melhor!) e Dan Stulbach (O Vendedor de Sonhos).

Qual é a equipe por trás de Ainda Estou Aqui?

Conhecido por Central do Brasil, Walter Salles é o diretor de Ainda Estou Aqui.

Como dito anteriormente, Walter Salles é o diretor de Ainda Estou Aqui. Ele é mais conhecido pelo consagrado Central do Brasil, longa-metragem estrelado por Fernanda Montenegro que levou o nosso país ao Oscar em 1999 com uma indicação de Melhor Atriz para Montenegro e uma indicação à categoria de Melhor Filme Internacional.

Salles também é conhecido por Diários de Motocicleta (2004), que tem Gael García Bernal (E Sua Mãe Também) no elenco, Na Estrada (2012), filme com Kristen Stewart (Crepúsculo), e Terra Estrangeira (1995).

Já o roteiro de Ainda Estou Aqui é assinado por Murilo Hauser (A Vida Invisível) e Heitor Lorega (Marinheiro das Montanhas), em parceria com Salles.

Murilo Hauser e Heitor Lorega com o troféu de Melhor Roteiro, prêmio concedido a Ainda Estou Aqui no Festival de Veneza.

Ainda Estou Aqui é um filme original do Globoplay, serviço de streaming da TV Globo, em conjunto com a Arte France e a Conspiração Filmes.

O que a crítica especializada está falando sobre Ainda Estou Aqui?

Com elogios para atuação de Fernanda Torres, Ainda Estou Aqui estreou no Festival de Veneza com aclamação dos críticos.

Aplaudido por 10 minutos após exibição no Festival de Veneza (via Deadline), Ainda Estou Aqui teve uma recepção bastante positiva da crítica especializada após sua estreia mundial no evento. A maioria delas ressalta a performance da atriz Fernanda Torres.

O jornalista David Rooney, do The Hollywood Reporter, por exemplo, ressaltou a atuação de Torres, afirmando que é um filme “emocionante e profundamente comovente”, além de ser “um dos melhores de Salles”.

Jessica Kiang, da Variety, por sua vez, afirmou que o filme conta a história de Paiva com “beleza e dignidade” através dos olhares de Eunice e seus filhos.

Stephanie Bunbury, do Deadline, disse que Ainda Estou Aqui é uma “carta de amor” de Salles para o Brasil, assim como também serve como um “poderoso aviso da história” acerca da memória de um país cujo passado foi manchado por uma ditadura militar.

Quando Ainda Estou Aqui estreia nos cinemas?

Ainda Estou Aqui vai ser exibido na Mostra Internacional de Cinema em São Paulo neste ano.

Ainda Estou Aqui ainda não tem uma data específica para chegar às salas de cinemas do Brasil, mas a organização da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo confirmou que o filme de Walter Salles estará na programação de sua 48ª edição, que acontece entre os dias 17 e 30 de outubro deste ano (via Mostra SP).

A data para o início das exibições nas salas de cinema do país após a estreia na Mostra de SP, porém, ainda não foi confirmada.

Vale lembrar que Ainda Estou Aqui já teve seu trailer revelado pela Sony Pictures, distribuidora do filme no Brasil. Veja abaixo:

Aproveite também: