Afinal, quanto ganha os atores pelas reprises de novela na TV?

Capa da Publicação

Afinal, quanto ganha os atores pelas reprises de novela na TV?

Por Chris Rantin

Depois de atores como Mateus Solano, Sergio Marone, Tuca Andrada se posicionarem nas redes sociais demandando o pagamento pelas reprises de novelas, o  Sindicato dos Artistas e Técnicos de Entretenimento do Rio de Janeiro (SATED-RJ) seguiu com um processo contra a TV Globo e a Rede Record demandando esse direito. Mas afinal, quanto eles recebem por reprise?

De acordo com uma matéria da Super Interessante de 2020, no Brasil os lucros são divididos em duas categorias: direitos autorais e conexos. Enquanto os direitos autorais permanecem nas mãos do autor e diretor, os direitos conexos correspondem aos lucros residuais dos atores.

Essa remuneração varia conforme o contrato da transmissão e do horário de exibição da época. As famosas “Novela das 9” da Rede Globo, por exemplo, são as obras que recebem mais destaque na emissora, o que pode resultar em um “lucro residual” maior no futuro.

Na prática, contudo, a situação é diferente.

Enquanto alguns atores revelam que a Globo efetua os pagamentos referente aos direitos conexos em exibição no próprio canal, outros já reclamaram de não serem totalmente remunerados pelas reprises de novelas no canal Viva, parte do Grupo Globo.

Atrizes consagradas como Sônia Braga já chegaram a ir na justiça por conta disso e Maria Zilda comentou que os valores repassados pela emissora não chegou a 240 reais.

Nessa onda recente de protestos contra as emissoras, a atriz Silvia Buarque detalhou a situação:

“Recebemos no Vale a Pena Ver de Novo. Em vendas internacionais uma miséria. Miséria mesmo, tipo trinta reais. No Viva nada.”

Conhecida por O Sexo dos Anjos, América e Caminho das Índias, Silvia Buarque explicou quanto recebe pelas reprises

Hugo Gross, presidente do SATED-RJ,  falou sobre isso ao Splash:

“As emissoras ganham muito dinheiro com reexibição em vários horários e não repassam para os atores o direito autoral.”

Gross também revelou que tem recebido denuncias de artistas renomados que não terão os nomes divulgados para evitar retaliações e perseguições por parte das emissoras.

“A TV Globo é uma empresa que persegue o ator, o artista. Eu mesmo sou perseguido lá,” disse.

Se pronunciando sobre o assunto, a Rede Globo disse:

“A Globo efetua todos os pagamentos referentes aos direitos autorais e conexos devidos a autores, diretores e atores, em obras reexibidas na TV Globo ou exibidas nos canais pagos e no Globoplay, de acordo com os contratos celebrados com cada um, reconhecendo a importância da preservação dos direitos de propriedade intelectual, dos quais é uma grande defensora.”

Aproveite e continue lendo: