ACOTAR: Qual a ordem de leitura da romantasia de Sarah J Maas?

Capa da Publicação

ACOTAR: Qual a ordem de leitura da romantasia de Sarah J Maas?

Por Chris Rantin

Sucesso nas Bookredes, ACOTAR é uma das romantasias mais populares da atualidade. Trazendo feéricos gostosos, aventuras fantásticas e muitas cenas de hot, os livros de Sarah J Maas continuam no topo das listas mais vendidas. Ainda não sabe por onde começar a ler essa história? Vem comigo que eu te explico a ordem de leitura dos livros!

(arte da capa: Charlie Bowater)

Saga ACOTAR ganhará novas capas no Brasil

Corte de Espinhos e Rosas – Livro 1

Tudo em ACOTAR (acrônimo de A Court of Thron and Roses, o título do livro em inglês) começa com Corte de Espinhos e Rosas, publicado no Brasil em 2015 pela Galera Record

Na trama acompanhamos a história de Feyre Archeron, uma humana que vive em um mundo mágico cheio de feéricos e criaturas assustadoras. Obrigada a caçar para alimentar sua família, Feyre acaba matando um lobo na floresta e essa decisão muda sua vida para sempre. No dia seguinte, uma criatura bestial surge demandando justiça e a arrastando para as terras mágicas dos feéricos.

Feyre logo descobre que o seu captor é o rabugento Tamlin, Grão Senhor da Corte Primaveril, que está tentando quebrar uma maldição terrível que assola seu reino. Entre segredos, mentiras e muita tensão sexual, vemos o romance entre os dois desabrochar em uma paixão intensa. Mas esse amor é ameaçado por uma ameaça sombria que assola todo o mundo dos feéricos. 

Corte de Névoa e Fúria – Livro 2

A Corte de Névoa e Fúrica, também conhecida como ACOMAF (de A Court of Mist and Fury, nome do livro em inglês) continua a história de Feyre Archeron e suas desventuras neste mundo mágico e violento. No Brasil, o livro foi publicado pela Galera Record em 2016. 

Após morrer e ressuscitar Sob a Montanha na sua jornada para salvar Tamlin, Feyre está traumatizada. Lidando com as mudanças em sua vida, ela também precisa aprender a controlar os poderes dos sete Grão-Feéricos que herdou, descobrindo que no fim do dia apenas o amor não basta para sobreviver. 

Para bagunçar tudo ainda mais, Feyre precisa honrar o pacto que firmou com Rhysand, o Grão-Senhor da temível Corte Noturna. Enquanto luta para tentar reconstruir sua vida na Primaveril, Feyre passa a se sentir cada vez mais satisfeita ao lado de Rhys. E é bom ela aproveitar os bons momentos, afinal um mal ainda mas poderoso está se surgindo. 

Corte de Asas e Ruína – Livro 3

A conclusão épica da trilogia da Feyre ocorre em Corte de Asas e Ruína, também referenciado como ACOWAR pelo fandom (acrônimo de A Court of Wings and Ruin). No Brasil, o livro foi publicado pela Galera Record em 2017.

Após os eventos terríveis do final de ACOMAF, Feyre está mais uma vez no centro de uma grande bagunça. Mesmo tendo encontrado um lar na Corte Noturna, ela acaba sendo arrastada de volta para a Corte Primaveril. E a situação piora com o Rei de Hybern cada vez mais decidido a fazer o mundo todo se curvar diante de uma nova era de horrores e escuridão.

Presa em um jogo de intrigas, Feyre terá que usar sua astúcia para conseguir continuar viva e minar os esforços inimigos, tentando reunir aliados poderosos para lutar por um mundo mais justo — e digno dos sonhadores. Mas será que a Grã-Senhora da Corte Noturna será capaz de vencer essas ameaças poderosas e antigas? 

Corte de Gelo e Estrelas – Livro 3.5

A guerra acabou, mas a história das Irmãs Archeron está apenas começando! Corte de Gelo e Estrelas, ou ACOFAS, como foi nomeado pelo fandom (por conta do título A Court of Frost and Starlight), é considerado o livro 3.5 da saga. Ele foi publicado em 2018 pela Galera Record

Bem mais curto que os outros livros da saga, a trama de ACOFAS apresenta múltiplos pontos de vista, introduzindo novos rumos para a história. Afinal, enquanto Feyre precisa aprender como ser uma Grã-Senhora e reconstruir Velaris após o ataque do Rei de Hybern, sua irmã, Nestha Archeron, está cada vez mais afundada em um comportamento autodestrutivo. 

Lidando com o mundo pós-guerra, o Círculo Íntimo da Corte Noturna precisa se preparar para os novos desafios que estão chegando. Será que eles também terão a oportunidade de aproveitar os bons momentos de estar vivo? 

Corte de Chamas Prateadas – Livro 4

Lançado em 2021 pela Galera Record, Corte de Chamas Prateadas, também chamado de ACOSF (sigla de A Court of Silvery Flames), marca o início de um novo rumo para a saga. Dessa vez, Feyre fica de lado para que Nestha Archeron brilhe como a grande protagonista.

Depois de ter sido transformada em Grã-Feérica contra sua vontade e ver seu pai morrer na sua frente, Nestha Archeron está uma bagunça. Fechada, irritável e cada vez mais autodestrutiva, a irmã de Feyre está percorrendo uma trilha perigosa. 

Obrigada por Rhysand e Feyre a superar sua depressão e seus traumas na marra, Nestha acaba tendo que treinar e conviver com Cassian, o guerreiro bonitão que se encantou pela ferocidade da jovem. Enquanto os dois tentam curar velhas feridas, a tensão sexual deles se incendeia. No entanto, novas ameaças surgem no caminho, obrigando a Archeron a iniciar uma caça aos poderosos Tesouros Nefastos enquanto tenta fazer as pazes com seu próprio passado.

Aproveite e veja também: