A Casa do Dragão: Quem é Alys Rivers, a Bruxa de Harrenhal

Capa da Publicação

A Casa do Dragão: Quem é Alys Rivers, a Bruxa de Harrenhal

Por Jaqueline Sousa

Atenção: Alerta de Spoilers!

Chegamos à metade da segunda temporada de A Casa do Dragão, e uma dúvida vem atormentando o público desde que Daemon Targaryen desembarcou em Harrenhal: afinal, quem é a misteriosa Alys Rivers e o que ela quer? Personagem intrigante do livro Fogo & Sangue, obra de George R.R. Martin que inspira a série da HBO, Alys apareceu brevemente em alguns episódios do novo ano, mas seu futuro ainda tem muita coisa para mostrar.

Assim, aqui você vai descobrir tudo que você precisa saber sobre Alys Rivers, a Bruxa de Harrenhal, e o que mais você pode esperar dela nos próximos capítulos de A Casa do Dragão.

Quem é Alys Rivers?

Em A Casa do Dragão, Alys Rivers parece estar envolvida com as alucinações de Daemon Targaryen.

Moradora de Harrenhal, Alys Rivers é uma curandeira e bastarda da Casa Strong. Não há registros concretos no universo de Martin a respeito das origens de Alys, mas os historiadores de Fogo & Sangue acreditam que ela poderia ser uma bastarda de Lyonel Strong, que chegou a ser a Mão do Rei para Viserys I Targaryen, com uma mulher não identificada.

Conhecida por sua inteligência e pela aura perturbadora, Alys também é designada na obra como uma bruxa, já que ela supostamente tinha visões do futuro e aparentava ter uma idade mais avançada do que sua aparência mostrava. Acreditava-se também que Alys podia ter visões em chamas graças a seus poderes sobrenaturais.

Em A Casa do Dragão, Alys é introduzida no terceiro episódio da segunda temporada, quando Daemon Targaryen chega a Harrenhal para reivindicar o castelo. Na série, Alys segue com sua função de curandeira, enquanto suas habilidades místicas parecem ser as causas das alucinações que Daemon vem enfrentando desde que chegou ao local (algo que não ocorre no livro, já que Alys não consegue entrar na cabeça de Daemon depois que Harrenhal é reivindicada), parecendo saber até mesmo que o marido de Rhaenyra Targaryen morreria na fortaleza.

O que acontece com Alys Rivers no livro?

Alys Rivers tem uma jornada inusitada no livro de George R.R. Martin.

Apesar de seu destino cruzar com o de Daemon em um primeiro momento, Alys vai criar uma relação intensa e complicada com um outro Targaryen em um futuro próximo: Aemond.

Isso porque, embora Daemon tenha reivindicado Harrenhal, os Verdes vão retomar o controle do castelo. Com a chegada de Aemond no local, o Príncipe (e, no momento atual da série, Rei consorte devido ao estado precário de saúde de Aegon II) ordena que todos sejam mortos, com exceção de Alys, que logo se torna amante e prisioneira de guerra de Aemond.

Alys, por sua vez, consegue contornar a situação de poder no relacionamento gerando uma forte influência em Aemond, chegando até mesmo a impedi-lo de ordenar mortes. Até que Alys engravida de Aemond, fugindo de Harrenhal com o Príncipe depois que o castelo é dominado pela Casa Frey.

Mas a história dos dois não acaba por aí: segundo relatos dos historiadores, Alys supostamente foi a responsável por ter levado Aemond em direção à morte depois de contar ao amante que teria tido uma visão do local onde Daemon estava.

O lugar, claro, era Harrenhal, castelo que virou o palco da icônica batalha entre Daemon e Aemond, que a bordo de seus dragões, Caraxes e Vhagar, duelaram nos ares até a morte de ambos.

Após presenciar o evento mortal, Alys acaba desaparecendo do mapa, voltando algum tempo depois para reivindicar Harrenhal, alegando ser a viúva de Aemond e que seu filho com o Príncipe era o verdadeiro herdeiro do Trono de Ferro ao invés de Aegon III. Nessa época, ela era conhecida como uma “rainha bruxa”, já que muitos acreditavam que ela usava seus supostos poderes sobrenaturais para conseguir o que queria.

Quem interpreta Alys Rivers em A Casa do Dragão?

Alys Rivers é interpretada pela atriz Gayle Rankin em A Casa do Dragão.

Na série da HBO, quem interpreta Alys Rivers é Gayle Rankin. A atriz escocesa é mais conhecida por seu trabalho na série Glow (2017-2019), da Netflix. Ela também esteve nos filmes O Rei do Show (2017) e Men: Faces do Medo (2022), além da série Perry Mason (2020-2023).

Os novos episódios da segunda temporada de A Casa do Dragão estreiam aos domingos, às 22h, na HBO. Os capítulos são disponibilizados simultaneamente na Max.

Aproveite também: