4 coisas sobre o Tiranossauro que os filmes Jurassic Park não foram fiéis
4 coisas sobre o Tiranossauro que os filmes Jurassic Park não foram fiéis
Jurassic Park é uma das maiores franquias do cinema, mas errou muito na forma que retratou o poderoso Tiranossauro.
Uma das franquias mais queridas dos cinemas, Jurassic Park foi um dos maiores responsáveis por fazer com que os dinossauros caíssem no gosto do povo. No entanto, ainda que entregue muita ação e entretenimento, a franquia errou bastante na fidelidade científica das icônicas criaturas. Confira agora quatro coisas sobre o Tiranossauro Rex que não foram fiéis nos filmes (via ScreenRent).
No primeiro Jurassic Park, o Tiranossauro Rex tem uma das cenas mais marcantes da franquia. Enquanto o Dr. Alan Grant tenta proteger as crianças do ataque da criatura, ele pede para que eles não se movam, uma vez que o dinossauro seria incapaz de vê-los por conta da sua visão ruim. Acontece que, segundo paleontólogos, o Tiranossauro tinha uma excelente visão, podendo ser comparado com aves de rapina como falcões e águias.
Ainda no primeiro filme, temos outro momento dramático: quando o Tiranossauro persegue o carro dos infames aventureiros. Por muito tempo, acreditava-se que a criatura conseguiria correr aproximadamente 65 km/h, então até que fazia sentido o filme retratar o dinossauro como algo rápido o bastante para conseguir destruir o veículo em fuga. No entanto, isso não é verdade. Novos estudos apontam que eles só conseguiriam correr aproximadamente 32 km/h, o que significa que ele não alcançaria o carro dos cientistas.
Quando falamos sobre o tamanho dos dinossauros da franquia, o mossorauro é um dos grandes gigantes. A assustadora criatura aquática deu muito trabalho para os protagonistas, sendo uma ameaça ainda maior do que o temível tiranossauro, chegando a conseguir devorar o grandioso Indominus Rex. No entanto, segundo os paleontólogos, na vida real o mossorauro era bem menor, sendo do tamanho dos tiranossauros.
Outra coisa que os filmes falham em reconhecer é que muitos dos dinossauros tinham penas — algo que só foi trabalhado na franquia em Jurassic World: Domínio. Portanto, ao invés de ser um colosso meio acinzentado, era pro Tiranossauro ser um tanto mais chamativo com um visual com penas.
É claro que muitas escolhas feitas para o filme resultaram em sequência de ação eletrizantes, portanto, no fim do dia, pouco importa se o longa trouxe elementos científicos sobre os dinossauros ou não. O que vale é que até hoje a franquia é um grande sucesso para toda a família.
Leia também: