10 erros de filmes que estavam na cara mas muita gente não percebeu
10 erros de filmes que estavam na cara mas muita gente não percebeu
Nem sempre a magia do cinema dá conta de tudo!
Problemas de continuidade, equipes de filmagem que aparecem de relance em reflexos ou objetos modernos “esquecidos” em produções de época. Esses são apenas alguns exemplos de erros que mostram que até mesmo o cinema pode se equivocar – afinal, como diz o ditado, ninguém é perfeito, e a sétima arte é feita de seres humanos.
Com isso em mente, reunimos aqui 10 erros de filmes que estavam ali o tempo todo, só você não viu.
O escudo que se conserta sozinho em Vingadores: Ultimato
Vingadores: Ultimato (2019) foi um grande acontecimento do Universo Cinematográfico da Marvel. Além de encerrar a Saga do Infinito, o filme reuniu diversos heróis importantes da franquia na luta contra Thanos, como o Capitão América de Chris Evans, que teve seu escudo magicamente consertado após a batalha final contra o vilão.
Se você bem se lembra do momento em que Rogers está atacando Thanos, há um momento decisivo em que o antagonista parte o escudo do Capitão no meio, algo que deixa o herói em um estado preocupante. O problema é que o artefato aparece em perfeito estado logo depois da sequência em que os heróis que foram “dizimados” com o Blip retornam, e todos se juntam em uma cena emocionante para combater as forças de Thanos.
Um braço segurando uma cauda de dinossauro em Jurassic Park
Lançado em 1993, o primeiro filme de Jurassic Park foi mais um acerto do diretor Steven Spielberg, que deu início a mais uma franquia bem-sucedida da cultura pop. Mas, em meio a mistura de efeitos práticos e CGI, o longa também contou com um errinho inocente durante uma das sequências mais angustiantes da trama.
A cena em questão é aquela em que acompanhamos Tim e Lex sendo aterrorizados por um dinossauro dentro de uma cozinha. A tensão do momento é altíssima, o que pode fazer com que muita gente não perceba que, assim que o animal passa pela porta, há um braço de alguém segurando a cauda do carnívoro para mantê-la no lugar, um erro que passou completamente despercebido durante o processo de pós-produção.
Você pode ver a cena completa no vídeo abaixo:
O Stormtrooper batendo a cabeça sem querer em Uma Nova Esperança
Seja pela péssima pontaria ou pelos movimentos desengonçados em batalhas, os Stormtroopers são motivos de piadas entre os fãs de Star Wars desde que Uma Nova Esperança estreou nos cinemas, no final dos anos 70. Mas há um momento memorável do primeiro longa que até os dias de hoje provocam gargalhadas no público, não importa quantas vezes você já assistiu aos filmes.
Estamos falando, claro, da cena em que um Stormtrooper bate a cabeça (ou capacete) no batente de um porta, enquanto alguns soldados do Império estão vasculhando a nave. A sequência é tão perceptível depois que você a descobre que dá até para ouvir o som da batida, assista:
Um operador de câmera visível em Harry Potter e a Câmara Secreta
Até mesmo o mundo mágico de Harry Potter já sofreu influência de ações de meros mortais. Em Harry Potter e a Câmara Secreta, segundo filme da franquia que conta a história do Menino Que Sobreviveu, é possível ver um operador de câmera no meio da cena em que Harry está duelando com Draco Malfoy.
A aparição do integrante da equipe de filmagens acontece em uma questão de segundos, mas os olhares mais atentos conseguem perceber que há uma pessoa no canto esquerdo do frame que não deveria estar no meio dos estudantes de Hogwarts.
Um pirata cowboy em Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra
Piratas do Caribe fez um baita sucesso nos anos 2000. Mesmo que a saga tenha ganhado mais um filme em 2017 (o último lançado até então), a saga de Jack Sparrow teve seus anos de ouro durante os lançamentos dos primeiros filmes, e é justamente no longa que deu início a tudo isso que encontra-se um erro bastante notável.
No caso de A Maldição do Pérola Negra, o que acontece é que, no final do filme, é possível ver um homem usando óculos escuros e um chapéu de cowboy no fundo, enquanto Sparrow está falando com seus companheiros na embarcação.
Com figurinos e um design de produção tão únicos, é difícil não perceber que tem uma pessoa completamente destoando no canto do enquadramento, mesmo que por poucos segundos. Veja a cena completa:
Os milagrosos buracos de balas em Pulp Fiction
Pois é, até mesmo Quentin Tarantino comete erros. Um dos mais famosos e notáveis depois que você percebe está em Pulp Fiction (1994), uma de suas obras mais populares.
O pequeno problema está na cena em que Jules e Vincent, os personagens de Samuel L. Jackson e John Travolta, respectivamente, saem ilesos de um tiroteio quando um homem aparece atirando nos dois de repente. O curioso é que, antes disso acontecer, é possível ver marcas de bala na parede no fundo que só deveriam ter aparecido depois da sequência de tiros.
Assista à cena completa no vídeo abaixo:
Um erro de digitação em Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge
Christopher Nolan é outro cineasta consagrado que também já mostrou que errar faz parte da natureza humana. Em sua consagrada trilogia do Cavaleiro das Trevas, há um breve momento em Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012) em que é possível ver um erro de digitação que passou batido pela mente detalhista do diretor.
O erro está na cena em que Bruce Wayne está pesquisando sobre Selina Kyle, e ele encontra uma edição do jornal de Gotham cuja manchete diz que ela era a suspeita de estar envolvida em uma “jewel hiest” (roubo de joias, em bom português). O problema é que a palavra “hiest” está errada, já que a grafia correta é “heist”, com a letra “e” antes do “i”.
Um carro no Condado em O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel
Hobbits andando de carro? Aparentemente, isso é possível, já que há um breve momento em O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001) onde dá para ver um automóvel no Condado, o lar dos pequeninos.
O carro pode ser visto bem no fundo durante uma cena em que Frodo e Sam estão caminhando por um campo no Condado.
A boneca simulando um bebê em Sniper Americano
O uso de bonecos que simulam bebês é uma prática bastante comum em Hollywood, que se aproveita de artifícios técnicos para “esconder” que existe uma criança falsa ali. Mas Sniper Americano (2014), filme estrelado por Bradley Cooper e dirigido por Clint Eastwood, não se esforçou muito para proporcionar ao público a magia do cinema.
A cena em questão é uma em que Bradley Cooper aparece segurando um bebê que claramente não passa de um simples boneco. O astro faz o que pode para fazer com que a criança pareça humana, e até mesmo dá para notar que ele está mexendo na mão do bebê falso para passar a impressão de que é real.
Confira a cena completa no vídeo abaixo:
O croissant que vira uma panqueca em Uma Linda Mulher
Além de ser um dos filmes mais icônicos da carreira de Julia Roberts, Uma Linda Mulher (1990) também é um grande expoente das comédias românticas. Mas até esse queridinho dos anos 90 cometeu erros.
O que aconteceu foi uma simples troca de alimentos que é tão evidente que chega a ser intrigante como a equipe deixou isso passar no processo de pós-produção. O equívoco está na cena em que Vivian está no quarto de hotel após seu primeiro encontro com Edward tomando um delicioso café da manhã: em meio a falas, a personagem aparece comendo um croissant que se transforma em uma panqueca depois que ela surge na tela novamente.
Você pode ver a troca com seus próprios olhos no vídeo abaixo:
Você se lembra de outro erro notável em filmes? Não esqueça de compartilhar com a gente nos comentários!
Aproveite também: