Zom 100: História, personagens, episódios e tudo sobre o anime

Capa da Publicação

Zom 100: História, personagens, episódios e tudo sobre o anime

Por Flávia Pedro

Atenção: Alerta de Spoilers!

Zom 100 é o mais novo anime do catálogo da Netflix e vem tendo seus episódios lançados separadamente, mas mesmo assim já está se tornando bem popular entre os otakus! É uma obra do mangaká Aso Haro que mostra como o mundo capitalista pode ser bem mais perigoso e cruel que um apocalipse zumbi! Se você é um trabalhador brasileiro, com certeza deveria dar uma chance para a obra. Quer saber mais sobre Zom 100? A gente te conta!

Sobre o que é Zom 100?

Os zumbis de Zom 100

O anime gira em torno do personagem Akira Tendo e o primeiro episódio nos mostra como o jovem vê o seu sonho de trabalhar em sua área profissional se tornou um grande pesadelo! De início ele é mais um jovem sonhador apaixonado por sua profissão, querendo dar o seu máximo para se sair bem na empresa, mas basta o primeiro “after” com os colegas de trabalho acabar para isso ruir…

Uma rotina estressante, uma carga de trabalho desumana, assédio moral, exploração… Tudo passa a fazer parte de sua rotina até que 3 anos se passam e Akira não consegue largar o seu emprego. Trabalhar com o que ele amava passou a ser um fardo e seu desejo de viver foi embora, junto com sua disposição e vida pessoal. Akira estava tão infeliz com seu trabalho que, ao acordar um dia e descobrir que estava vivendo um apocalipse zumbi, ficou feliz por não ter mais que trabalhar!

 O que temos a partir disso – até agora – são situações hilárias onde o jovem aproveita o “fim do mundo” para curtir suas “férias” e realizar todos os seus objetivos de uma lista de “100 coisas para fazer antes de se tornar um zumbi”.

Personagens 

Vale lembrar que por ser um anime com apenas 2 episódios, muitos personagens principais da obra aparecem apenas na abertura. Vamos te contar mais sobre cada um deles, mas se você não quer spoilers sobre os que ainda não foram mostrados, leia apenas os dois primeiros e siga para o próximo tópico do artigo.

Akira Tendo

Akira Tendo

Nosso protagonista passou 3 anos trabalhando para uma empresa exploradora que acabou roubando toda a sua vontade de viver. O jovem vivia em situação de estresse constante e decidiu que mudaria de vida assim que um apocalipse zumbi começou. 

Seu objetivo é cumprir tudo o que está em sua lista de “coisas para fazer antes de morrer” e variam de coisas bem simples até as mais complexas. Vale lembrar que o garoto jogou rugby durante sua época de faculdade e esse ponto vai ser explorado nas horas em que precisa enfrentar os mortos-vivos.

Shizuka Mikazuki

Shizuka Mikazuki

Shizuka é a primeira entre os personagens principais que cruza o caminho de Akira no anime, o encontrando em um mercadinho enquanto o garoto foi comprar mais cerveja. Eles logo se separam, pois Shizuka busca sobrevivência acima de tudo e julgou Akira como uma pessoa irresponsável que poderia colocar sua vida em risco. A jovem aparentou ser muito inteligente, estrategista e preparada para encarar um apocalipse zumbi.

Kenichiro Ryuuzaki

Kenichiro era o melhor amigo de Akira na época da faculdade. Sempre foi muito bonito, extrovertido e mulherengo, com sua personalidade o ajudando em sua área profissional: ele se tornou vendedor de uma imobiliária. Com a facilidade em vendas, ele ficou rico e, durante os 3 anos que Akira estava trabalhando, aconselhava o amigo a pedir demissão desse emprego tão ruim. Um detalhe curioso sobre ele é que quando o apocalipse zumbi começou, ele estava em um quarto de motel com uma mulher.

Beatrix Amerhauser

Beatrix Amerhauser

A garota na verdade é alemã, mas por ser apaixonada pelo Japão e sua cultura, aprendeu tudo o que podia sobre o país. Ela aparece usando katanas para lutar, herança de suas aulas de artes marciais. Como era apaixonada pelo Japão, decidiu conhecer o país assim que se formou, infelizmente no mesmo espaço de tempo em que o apocalipse zumbi começou.

Episódios

Principais personagens de Zom 100

O anime Zom 100 está disponível na Netflix, com os episódios sendo lançados semanalmente em todo domingo a partir das 5 da manhã (horário de Brasília). Até o momento em que esse artigo foi escrito, apenas dois episódios foram lançados na plataforma de streaming.

Vale a pena assistir Zom 100?

Protagonista

Zom 100 é um anime que inicialmente trouxe temáticas bem pesadas, como trabalho exploratório, assédio sexual, depressão, ansiedade e suicído, tudo isso de uma forma natural e mostrando como o trabalho pode afetar os funcionários de inúmeras empresas. A sobrecarga física e mental pode afetar toda a vida de um trabalhador que é condicionado a ser tratado feito “máquina” por um sistema capitalista que visa apenas o lucro dos grandes donos, excluindo o bem estar (principalmente psicológico) dos funcionários.

Também é legal ver como a narrativa utiliza truques visuais para nos fazer entender o quão desgastante era a vida do protagonista enquanto estava em seu emprego. Os quadros eram todos monótonos e sem cores, frisando o quão sobrecarregado ele estava sem precisar repetir isso verbalmente inúmeras vezes. Também é possível ver o esgotamento na expressão de Akira e a mudança completa nesses elementos assim que ele se dá conta de que não precisaria mais trabalhar.

As cores vivas voltam para a animação. Mesmo parecendo ser o fim do mundo, o jovem está mais feliz e tudo parece bem mais leve do que quando ele estava “seguro” em uma rotina desgastante e infeliz. Esse é um anime que traz inúmeras críticas de forma impactante, mas também leve e divertida.

Confira também: