O que aconteceu no final de Yu Yu Hakusho e por que foi tão abrupto?

Capa da Publicação

O que aconteceu no final de Yu Yu Hakusho e por que foi tão abrupto?

Por Flávia Pedro

Yu Yu Hakusho é um dos animes clássicos que marcou toda uma geração, principalmente no Brasil na grande época em que animes passavam na TV aberta. Muitos fãs o consideram um dos melhores animes de todos os tempos e, até hoje, a história que acompanha o jovem Yusuke Urameshi em sua aventura espiritual divide a opinião dos fãs quando o assunto é o seu final. Por que Yu Yu Hakusho terminou de forma tão abrupta?

A resposta para a grande pergunta que ronda a comunidade de fãs de Yu Yu Hakusho é simples: Yoshiro Togashi, autor da obra, estava exausto. Sua intenção original era encerrar a série após o arco intitulado “Capítulo Negro”, o que muitos leitores concordam que seria o melhor para a série, mas a editora estava pressionando-o a seguir com a história, o que não é incomum na indústria dos mangás.

Assim, quando o arco “Três Reis” chegou ao fim e um ancestral demônio de Yusuke foi apresentado – o Raizen – uma ponta solta acabou ficando sem explicação em uma narrativa que vinha sendo coesa, o que teria sido evitado se o autor terminasse sua obra antes. Porém, como era novo no mercado, Togashi não tinha espaço para negociações com a Viz Media, sua editora na época.

Yu Yu Hakusho

O arco dos “Três Reis” não recebeu o mesmo tempo e atenção que os arcos anteriores, o que deixou claro para os leitores que a obra assumiu um tom apressado e parecia até mesmo incompleta em alguns pontos. Assim, Togashi encerrou Yu Yu Hakusho de uma forma que uma continuação não fosse possível.

O próprio Togashi (via CBR) afirmou que gostaria de ter dado um fim melhor para a série, mas sua exaustão física e mental o atrapalharam na época. Ele também confessou que, se seu editor tivesse lhe dado mais tempo, ele teria entregue uma história com encerramento bem melhor e digno de todo o resto.

Confira também:

Como um novo criador, Togashi sentiu que não tinha muito espaço para negociar ou ir contra a vontade de sua editora Viz Media, e é por isso que acabou escrevendo a “Saga dos Três Reis” depois de “Capítulo Negro”. Mesmo assim, ele acabou não dando ao arco final de Yu Yu Hakusho o mesmo tempo e cuidado que deu aos anteriores. Isso levou muitos leitores a notar que parecia apressado e até um tanto incompleto. Ele também terminou o mangá de tal forma que seria incrivelmente difícil para ele ou qualquer outra pessoa escrever mais depois, daí a razão pela qual a conclusão transforma Yusuke em um peão involuntário em uma conspiração política maligna. Seu papel como Detetive Espiritual só foi necessário porque o Rei Enma estava abusando de seu poder. Se o Rei Enma fosse deposto,

Curiosamente, o próprio Togashi admitiu que gostaria de ter terminado melhor com Yu Yu Hakusho , citando sua própria exaustão, tanto física quanto mental, sendo o que o levou a lidar com as coisas da maneira que fez. Como perfeccionista, Togashi queria criar a melhor história possível, por isso acredita que teria sido capaz de contar uma história melhor se seu editor lhe tivesse dado mais tempo. Felizmente, esse senso de perfeccionismo resultou indiretamente em Hunter x Hunter sendo uma das melhores séries que existem, e Togashi está até lançando um novo capítulo ocasional após um hiato de anos devido a problemas de saúde. Dito isso, Caçador x Caçadoros leitores ainda precisam esperar muito tempo antes de conseguirem mais capítulos. Os fãs só podem esperar que Togashi tenha a oportunidade de terminar sua história.