O que aconteceu no final de Yu Yu Hakusho e por que foi tão abrupto?
O que aconteceu no final de Yu Yu Hakusho e por que foi tão abrupto?
Alguns fãs acham que o anime merecia um fim melhor
Yu Yu Hakusho é um dos animes clássicos que marcou toda uma geração, principalmente no Brasil na grande época em que animes passavam na TV aberta. Muitos fãs o consideram um dos melhores animes de todos os tempos e, até hoje, a história que acompanha o jovem Yusuke Urameshi em sua aventura espiritual divide a opinião dos fãs quando o assunto é o seu final. Por que Yu Yu Hakusho terminou de forma tão abrupta?
A resposta para a grande pergunta que ronda a comunidade de fãs de Yu Yu Hakusho é simples: Yoshiro Togashi, autor da obra, estava exausto. Sua intenção original era encerrar a série após o arco intitulado “Capítulo Negro”, o que muitos leitores concordam que seria o melhor para a série, mas a editora estava pressionando-o a seguir com a história, o que não é incomum na indústria dos mangás.
Assim, quando o arco “Três Reis” chegou ao fim e um ancestral demônio de Yusuke foi apresentado – o Raizen – uma ponta solta acabou ficando sem explicação em uma narrativa que vinha sendo coesa, o que teria sido evitado se o autor terminasse sua obra antes. Porém, como era novo no mercado, Togashi não tinha espaço para negociações com a Viz Media, sua editora na época.
O arco dos “Três Reis” não recebeu o mesmo tempo e atenção que os arcos anteriores, o que deixou claro para os leitores que a obra assumiu um tom apressado e parecia até mesmo incompleta em alguns pontos. Assim, Togashi encerrou Yu Yu Hakusho de uma forma que uma continuação não fosse possível.
O próprio Togashi (via CBR) afirmou que gostaria de ter dado um fim melhor para a série, mas sua exaustão física e mental o atrapalharam na época. Ele também confessou que, se seu editor tivesse lhe dado mais tempo, ele teria entregue uma história com encerramento bem melhor e digno de todo o resto.
Confira também: