Xbox admite derrota para PlayStation e Nintendo na Guerra dos Consoles
Xbox admite derrota para PlayStation e Nintendo na Guerra dos Consoles
Quando se joga a guerra dos consoles, você vence ou morre
Desde que anunciou seu interesse em adquirir o estúdio Activision-Blizzard, responsável pelo sucesso de vendas Call of Duty, a Microsoft vem sofrendo uma dura batalha jurídica incentivada pela Sony, que acusa a rival de uma possível competição desleal. E para vencer o processo que pode significar uma drástica virada no número de vendas de seus consoles, a gigante estadunidense está disposta a tudo: até mesmo a admitir derrota. Em nova atualização do processo, a Microsoft afirma que o Xbox já perdeu a guerra dos consoles para PlayStation e Nintendo.
Porque Xbox admitiu a derrota?
De acordo com o site The Verge, a declaração surgiu nos documentos enviados pela Microsoft nesta quinta (22) em sua defesa contra o processo da Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC). O argumento da empresa é que o Xbox não oferece uma grande competição no mercado de consoles atualmente e a aquisição do mega estúdio ajudaria a equilibrar a indústria.
“Xbox perdeu a guerra dos consoles e seus rivais estão posicionados para continuar a dominar,” afirma a empresa. Desde que entrou no mercado de consoles em 2001, a marca ocupou constantemente o terceiro lugar em vendas quando comparada aos rivais, segundo a mesma.
Quem venceu a guerra dos consoles?
O documento afirma que PlayStation lidera a disputa nas últimas cinco gerações. Apenas nos Estados Unidos, o número de usuários de PlayStation supera em muitas vezes os donos de Xbox em todo o mundo. O tamanho desta diferença, contudo, não foi revelado. Os números exatos relativos à PlayStation e Nintendo foram apresentados em segredo jurídico, censurados nos documentos que chegaram a público.
Porém, para justificar sua argumentação, a Microsoft chegou a apresentar números concretos sobre o desempenho da própria marca, algo que evita a todo custo. Em 2021, a família Xbox somava apenas 16% da fatia de mercado e um total de 21% da base de jogadores instalada nos consoles.
O que vai acontecer com a Microsoft?
Com isso, a Microsoft espera provar que não representa uma ameaça tão grande a marca PlayStation quanto a Sony insiste em afirmar. A narrativa da rival japonesa é que, como Call of Duty representa uma fatia considerável do lucro da plataforma em venda de jogos, uma compra de seu estúdio pela rival coloca em risco desleal a sua marca.
Durante este primeiro dia de julgamento, contudo, advogados da Microsoft revelaram documentos em que executivos da PlayStation confessam saber que uma possível exclusividade de Call of Duty aos consoles Xbox sequer está sendo considerada (via The Verge). A alegação parece apenas uma tentativa de atrasar a conclusão do julgamento. O caso continua sendo avaliado pelo tribunal estadunidense na próxima semana.
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