Trabalhadores de Efeitos Visuais da Marvel Studios formam sindicato em momento histórico da categoria

Capa da Publicação

Trabalhadores de Efeitos Visuais da Marvel Studios formam sindicato em momento histórico da categoria

Por Leo Gravena

Em um movimento histórico, os trabalhadores de Efeitos Visuais e de computação gráfica da Marvel Studios votaram a favor de formar uma União com o IATSE, a Aliança Internacional de Teatro e Funcionários de Palco, em uma votação feita pelo National Labor Relations Board (NLRB), uma agencia do governo federal americano destinada a proteção de trabalhadores na iniciativa privada.

Essa é a primeira vez que trabalhadores de Efeitos Visuais, ou VFX, se unem para a criação de uma União que ajudará os trabalhadores em disputas e negociações com as companhias. As exigências que acompanham o processo de formação do sindicato incluem compensação justa por todas as horas de trabalho, assistência de saúde adequada, direitos de aposentadoria, bem como todos os direitos que outros grupos representados pela IATSE.

A votação foi marcada em 7 de agosto e feita entre 21 de agosto e 11 de setembro. De acordo com as informações da União (via Deadline), todos os votos foram a favor de formar uma união com o IATSE, com zero votos contra.

Mark Patch, organizador de VFX para o  IATSE, declarou:

“Hoje, os trabalhadores de VFX na Marvel Studios falaram com uma voz unânime e coletiva, demandando pagamento justo pelas horas trabalhadas, assistência médica, um ambiente de trabalho seguro e sustentável e respeito pelo trabalho que fazemos”, declarou. “E não existe nenhum exemplo mais forte da coragem e solidariedade desses trabalhadores do que cada um deles declarando SIM para a União”. 

A votação ocorre em um momento complexo para a Marvel Studios, após seus filmes mais recentes não serem os sucessos de bilheteria esperados e o CEO da Disney dizer que a atual expansão da marca vem atrapalhando sua qualidade. Longas como Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania Thor: Amor e Trovão foram criticados por seus efeitos, o que trabalhadores atribuíram as péssimas condições de trabalho fornecidas pelo estúdio.

Efeitos de Thor: Amor e Trovão foram atualizados quando chegaram no Disney+.

A união de trabalhadores de VFX da Marvel Studios é a primeira da indústria cinematográfica, mas tudo indica que os trabalhadores do ramo na Walt Disney Pictures também estão se movimentando para se sindicalizar.

próximo passo da União agora é dar inicio a negociações com os executivos da Marvel Studios para a criação de um contrato que leve em consideração as necessidades dos trabalhadores, porém uma data para o inicio das negociações ainda não foi definida.