Trabalhadores de efeitos especiais da Disney se mobilizam para formar sindicato
Trabalhadores de efeitos especiais da Disney se mobilizam para formar sindicato
Grupo busca condições de trabalho equivalentes ao restante da indústria
Após trabalhadores de efeitos especiais da Marvel Studios iniciarem o processo para a formação de um sindicato, trabalhadores da Walt Disney Studios realizaram uma eleição buscando a sindicalização. A votação faz parte de um momento histórico para os profissionais da área, que nunca tiveram um sindicato nos Estados Unidos.
De acordo com a Variety, entre os contratados da equipe de efeitos visuais da Walt Disney Pictures, mais de 80% foram favoráveis à formação do sindicato. Esta é apenas a segunda vez em que os profissionais da área se unem para exigir direitos semelhantes aos profissionais de outras áreas da indústria, com a primeira tendo ocorrido este mês, com a votação dos trabalhadores da Marvel Studios.
Um pronunciamento oficial foi feito por Mark Patch, organizador da área de efeitos visuais na IATSE, Aliança Internacional dos Trabalhadores de Palco Teatral, que é o órgão responsável pelos sindicatos relacionados à área do entretenimento. Ele disse:
“Hoje, trabalhadores corajosos de Efeitos Visuais na Walt Disney Pictures superaram o medo e o silêncio que mantiveram nossa comunidade sem voz na indústria por décadas. Com uma maioria esmagadora dessas equipes exigindo um fim ao ‘jeito que os Efeitos Visuais sempre foram’, esse é um sinal claro de que nossa campanha não é sobre um estúdio ou corporação. É sobre trabalhadores de Efeitos Visuais ao longo de toda a indústria, utilizando as ferramentas à nossa disposição para nos erguermos e forjarmos um melhor caminho adiante,” declarou.
As equipes em questão são responsáveis pelos efeitos de diversos títulos do estúdio, como A Bela e a Fera e O Rei Leão. Suas demandas por melhorias vem após diversos relatos de péssimas condições de trabalho na área como um todo, mas principalmente relacionadas aos filmes da Marvel Studios.
Desde que a área foi propriamente estabelecida entre as décadas de 70 e 80 com a produção de Star Wars, os trabalhadores de efeitos visuais de Hollywood nunca formaram sindicatos. As exigências que acompanham o processo de formação do sindicato incluem compensação justa por todas as horas de trabalho, assistência de saúde adequada, direitos de aposentadoria, bem como todos os direitos que outros grupos representados pela IATSE.
Agora, a eleição de representantes dos trabalhadores pode ser realizada em cerca de duas ou três semanas. Caso a maioria vote a favor da sindicalização nessa eleição, o estúdio teria que entrar em negociações por um contrato cobrindo todo o grupo de trabalhadores.
Veja também: