Tim Burton critica uso de IA: “é como um robô tirando sua humanidade”
Tim Burton critica uso de IA: “é como um robô tirando sua humanidade”
Para o diretor, tecnologia suga a alma das criações humanas
O uso de Inteligência Artificial no desenvolvimento de filmes e programas de TV tem sido cada vez mais debatido, e se apresenta como um dos principais fatores contestados pelos roteiristas e atores de Hollywood em suas greves. Mas não são só eles que desaprovam do uso dessa tecnologia em relação a obras artísticas. Tim Burton, diretor renomado conhecido por seu estilo característico, se juntou ao grupo de críticos à IA, afirmando que seu uso “suga a alma” das obras que tenta reproduzir.
Falando ao The Independent, Burton citou tentativas de reprodução de seu próprio trabalho ao comentar o assunto, dizendo:
“Fizeram minhas versões de personagens da Disney com IA!” ele disse, fingindo estar horrorizado. “Não consigo descobrir o sentimento que isso causa. Me lembrou de quando outras culturas dizem, ‘Não tire minha foto porque isso tira sua alma.'”
As imagens citadas foram criadas pelo Buzzfeed para uma matéria. Enquanto Burton admite que algumas delas eram boas, o diretor se mostrou firme em suas críticas ao uso dessa tecnologia.
“O que isso faz é sugar algo de você. Tira algo da sua alma ou psiquê. É muito perturbador, principalmente se tem a ver com você. É como um robô tirando sua humanidade, sua alma.”
Outros grandes nomes de Hollywood já criticaram o uso de IA anteriormente. James Cameron fez uma crítica semelhante, indicando que a tecnologia não é capaz de criar histórias com humanidade. Outros, como o ator Samuel L. Jackson, já revelaram não aceitar contratos que permitem a recriação de sua imagem por IA. As demandas dos sindicatos de roteiristas e atores, por sua vez, exigem a regulamentação do uso da ferramenta, bem como a compensação justa por terem seu trabalho ou aparência utilizados pelas ferramentas digitais.
Veja também: