The Witcher: O que acontece com Tissaia nos livros?
The Witcher: O que acontece com Tissaia nos livros?
História da personagem é um pouco diferente nos livros
Atenção: Alerta de Spoilers!
Ainda que se baseie nos livros de The Witcher escritos por Andrzej Sapkowski, a adaptação da Netflix por vezes se distancia dos eventos narrados na versão literária. Seja em grandes acontecimentos ou na construção de certos arcos e personagens, isso por vezes leva o público que acompanha a série a se questionar sobre o quão semelhante à obra original os desenvolvimentos da série são.
Em sua terceira temporada, a produção do streaming contou com um desfecho surpreendente para uma de suas personagens mais importantes: Tissaia de Vries, a feiticeira responsável por Aretuza e figura materna de Yennefer. Mas o que exatamente acontece com a personagem nos livros?
A história de Tissaia nos livros de The Witcher
Assim como na série, Tissaia era uma das responsáveis por ensinar às novas feiticeiras em Aretuza. Isso eventualmente a leva a conhecer a jovem Yennefer, que acaba se tornando sua protegida. Ela também tem papel semelhante em ambas as obras no que diz respeito ao seu poder político, participando da Irmandade e fazendo planos para uma possível guerra.
Nos livros, é indicado que Tissaia não se opôs a Vilgefortz e suas opiniões sobre o assunto por saber que ele era quem realmente detinha poder sobre a Irmandade. Assim, essa é uma das primeiras diferenças notáveis entre as duas versões da personagem: enquanto a contraparte literária respeitava o poder de Vilgefortz com cautela, a versão da série tem um relacionamento romântico com ele.
Isso leva seu papel a ser um pouco diferente, e sua participação nos livros não é extensa. Na terceira temporada da série, há um momento em que as feiticeiras encontram Ciri, erroneamente pensando que a garota era uma das estudantes que haviam fugido de Aretuza para ir até a cidade. No livro, Tissaia encontra Ciri nesse momento, usando um feitiço de paralisação na garota e a repreendendo por deixar a academia.
Quando Fabio, o acompanhante de Ciri, revela quem a garota realmente era, Tissaia a leva ao local onde Yennefer estava, buscando que ela confirme a identidade de Ciri. Quando isso acontece, os quatro retornam à pousada onde Tissaia estava hospedada com Margarita Laux-Antille, e há um momento semelhante onde as feiticeiras passam horas na casa de banho até Ciri fugir.
O que acontece com Tissaia no Golpe de Thanedd?
A participação da feiticeira na história depois disso não conta com grandes momentos até o Golpe de Thanedd. Na ocasião, Tissaia participa do banquete em Aretuza, assim como na série, e é acordada pela comoção do início do conflito entre os partidários dos Reinos do Norte e de Nilfgaard.
Assim como na série, os traidores que apoiavam Nilfgaard são presos com algemas de dimerítio, além de uma barreira mágica ser erguida. E, assim como na versão da Netflix, a Tissaia dos livros também liberta os aliados nilfgaardianos, embora sua motivação seja um pouco diferente.
Como dito antes, a personagem não tem um relacionamento com Vilgefortz e, mais que duvidar que existam traidores, Tissaia defende a neutralidade absoluta. Assim, por querer permanecer neutra, ela liberta os nilfgaardianos para que tenham uma chance justa de lutar contra os apoiadores da Redania. Tomada por suas emoções, ela acaba se juntando à luta, e chega a enfrentar soldados redanianos, os afastando do local. Ela também teleporta Triss e Geralt para um lugar seguro, após ver a feiticeira exausta carregando o bruxo gravemente ferido.
Diante da destruição causada a Aretuza, e percebendo que ambos os lados haviam a manipulado para permitir que o golpe acontecesse, Tissaia acaba se sentindo culpada, além de perder o controle da situação – algo que, até então, é destacado como algo que ela não aceita. Assim, a personagem acaba optando por tirar a própria vida, tal como acontece na série, embora a versão da Netflix tenha adicionado mais à relação dela com Yennefer no momento. Com a morte de Tissaia, bem como as outras perdas sofridas no golpe, o Conselho encontrou seu fim – o que, futuramente, levaria à formação da Estada das Feiticeiras.
Veja também: