The Witcher Temporada 4: Quando sai?
The Witcher Temporada 4: Quando sai?
O que podemos esperar da próxima temporada da série?
A segunda parte da terceira temporada de The Witcher já chegou à Netflix, concluindo mais um ano da série, além de finalizar a participação de Henry Cavill na produção. O protagonista deixou a produção e será substituído por Liam Hemsworth como Geralt, fato que tem deixado o público ansioso para conferir o resultado. Mas quanto tempo vai demorar para isso acontecer?
Até o momento, não há uma data exata para a estreia da quarta temporada. O que já se sabe é que as gravações tinham início planejado para 2024, o que levaria 2025 a ser o possível ano de lançamento.
Esses planos já seriam uma versão atualizada diante da situação atual em Hollywood, já que tanto roteiristas quanto atores dos Estados Unidos estão atualmente em greve, lutando por melhores condições de trabalho e remuneração justa, bem como contra o uso de Inteligência Artificial nas produções em que trabalham.
Originalmente, as gravações teriam início antes, ainda em setembro deste ano – mas, agora, a expectativa é que elas só tenham início em algum momento do ano que vem. Pode demorar até que ambas as situações de paralisações sejam resolvidas, o que levaria o início das filmagens a demorar um pouco mais, afetando também a data de lançamento da próxima temporada da série. Até agora, porém, não é possível prever como isso acontecerá, e ainda existe a possibilidade de que a série siga com seu planejamento normal, uma vez que os roteiros da temporada já haviam sido finalizados antes do início da greve, como revelou a showrunner Lauren Hissrich.
Qual será a história da quarta temporada?
Falando sobre os roteiros da quarta temporada anteriormente, Hissrich comentou que eles já estavam prontos. Na época, ela destacou que o fim da terceira temporada deixava muito a ser trabalhado, dizendo:
“Particularmente após o fim da terceira temporada, temos muito em que nos apoiarmos, por assim dizer, mas estamos no caminho.”
Além disso, a equipe por trás da série vem destacando que haverá uma narrativa explicando uma mudança importante na série: a saída de Henry Cavill, que será substituído por Liam Hemsworth. Comentando o assunto em entrevista ao Yahoo, o produtor Tomek Baginski disse que eles tem “um plano muito, muito bom para introduzir nosso novo Geralt e nossa nova visão para Geralt com Liam”. Apesar de não entrar em detalhes para evitar spoilers, ele também destacou que “é muito, muito próximo das ideias meta que estão profundamente enraizadas nos livros, especialmente no livro cinco”.
Apesar de falar sobre o “livro cinco”, o produtor executivo se refere ao título A Senhora do Lago, quinto considerando apenas os romances da série, e desconsiderando os dois primeiros livros, que reúnem contos estrelados por Geralt. Isso porque, no livro em questão, vemos Ciri explorando outros mundos, bem como outras personagens estudando a história de Geralt e Ciri. De certa forma, é possível que esses elementos sejam utilizados para justificar a troca de ator, estando presentes na próxima temporada.
A trama em si, no entanto, deve adaptar a história de Batismo de Fogo. Entrando em território de spoilers quanto à terceira temporada, os protagonistas terminam em posições que já indicam um pouco do que vem por aí e é contado no livro. Geralt, por exemplo, começa a história neste volume quando está se recuperando em Brokilon após o Golpe de Thanedd. Assim como na série, ele se recusa a permanecer no local por muito tempo, e eventualmente parte ao lado de Jaskier e Milva, personagem introduzida na temporada mais recente.
A partir daí, outros personagens se juntarão à jornada dele em busca de Ciri (e, a partir daqui, cuidado com os spoilers dos livros). Alguns já foram apresentados, como é o caso de Cahir (Eamon Farren), enquanto outros serão introduzidos – mas podem já ser familiares a quem jogou os jogos, como o vampiro Regis. Em sua jornada, o grupo acaba passando por diversas facções em conflito, além de terem papel central em uma importante batalha envolvendo a Rainha Meve de Lyria e Rivia (sim, o mesmo local referenciado no nome de Geralt).
Enquanto isso, Ciri permanece com os Ratos. O grupo já apareceu na terceira temporada, e tudo indica que eles ganharão sua própria série derivada, que pode explorar mais profundamente o tempo da personagem de Freya Allan com eles. Diante disso, The Witcher pode não mantê-la tanto tempo com o grupo ao longo da temporada, já que isso será abordado na série derivada. Isso daria espaço para que a trama estrelada por ela entre nos eventos de A Torre da Andorinha, levando também à introdução de Leo Bonhart.
Por fim, Yennefer completa o trio de protagonistas sendo quem parece mais se distanciar da trama dos livros. Isso porque apesar de em ambas as mídias este ser o momento crucial para a formação da Estada das Feiticeiras, grupo formado por elas após o fim da Irmandade. A terceira temporada coloca a personagem vivida por Anya Chalotra como peça central nisso, indicando que ela terá um papel fundamental na iniciativa de reorganizar suas colegas. Nos livros, porém, a situação não é bem assim.
A versão escrita por Andrzej Sapkowski conta com Yen sendo capturada e aprisionada em uma estatueta de jade após os eventos de Thanedd, algo feito por ninguém menos que Francesca Findabair. Na série, a elfa é vivida por Mecia Simson, e é consideravelmente diferente de sua contraparte literária – mal tendo interagido com Yennefer desde a segunda temporada, e não sendo parte tão integral das tramas envolvendo Aretuza.
As ações de Francesca nos livros têm como objetivo forçar Yennefer a se juntar à Estada, uma vez que elas pretendem usar Ciri para vantagem própria, buscando controlar a política e priorizar a magia. Yen acaba escapando com a ajuda de Fringilla, se dedicando mais uma vez a resgatar Ciri.
Dada a indicação de que Yen deve ter um papel de liderança na formação do grupo na série, é possível que muito disso seja alterado na série. Assim, não é possível saber até o momento quão próxima a história se manterá nas duas versões, e os fãs precisarão aguardar para saber o que o futuro reserva para os personagens.
Veja também: