The Legend of Zelda: Missão de jogo popular foi inspirada por trágico evento histórico

Capa da Publicação

The Legend of Zelda: Missão de jogo popular foi inspirada por trágico evento histórico

Por Gabriel Mattos

The Legend of Zelda redefiniu a indústria dos jogos com o lançamento de Ocarina of Time, uma dos primeiros games tridimensionais com uma história cinematográfica. Para sair da sombra deste grande sucesso, Majora’s Mask precisou seguir um caminho bem diferente, conquistando sua própria legião de fãs com sua atmosfera sombria. Recentemente, foi revelado que a missão mais marcante do jogo foi inspirada em um trágico evento histórico.

Devido a um desafio feito por Shigeru Miyamoto, Majora’s Mask foi desenvolvido no curto período de um ano. Para entregar o jogo a tempo, os desenvolvedores constantemente faziam horas extras e dificilmente se afastavam do processo de criação, precisando de um certo malabarismo para manter um resquício de vida social.

Skull Kid queria usar a Lua para destruir o mundo em Majora’s Mask

Em uma entrevista à revista japonesa Nintendo Dream, de 2000 (via DidYouKnowGaming), o produtor Yoshiaki Koizumi lembrou de uma ocasião em que precisou ir ao casamento de um colega de trabalho durante o expediente. O penteado do noivo lembrava bastante um personagem do jogo, o que levou os desenvolvedores a traçar paralelo entre a situação e a trama do game.

“Foi bem pela época que havia um burburinho sobre o míssil Taepodong da Coreia do Norte, então a gente zombava tipo ‘É realmente uma boa ideia ter um casamento quando estamos a beira da destruição?’,” revelou Koizumi.

Anju e Kafei tem um trágico casamento em Majora’s Mask.

Poucos anos após o fim da Guerra Fria, o clima entre a Coreia do Sul e a Coreia do Norte era de profunda desconfiança, com o medo da explosão de uma guerra direta ainda presente. E o Japão era constantemente envolvido no conflito, como nos testes do míssil Taepodong, que atravessou o espaço aéreo japonês preocupando a população.

“O pensamento de ‘É realmente aceitável fingir que tá tudo bem e fazer um casamento? Não tem um míssil prestes a cair em nós?’… Essa foi a alegoria perfeita para a lua caindo,” completa.

Durante a trama, Link precisa salvar o reino de Termina da destruição eminente. Em três dias, a Lua vai cair e destruir tudo em seu caminho. Para cumprir seu objetivo antes do tempo acabar, o jogador precisa constantemente voltar no tempo para explorar novas possibilidades, incluindo missões opcionais que mostram o cotidiano dos moradores de Termina diante da morte certa.

A missão mais complexa e marcante envolve a preparação de um casamento entre os personagens Anju e Kafei, que só pode ser concluído no último dia do jogo. A cerimônia acontece momentos antes da lua destruir Termina, assim como os desenvolvedores temiam que acontecesse no casamento de seu amigo, caso o míssil norte-coreano atingisse o Japão.

Leia também: