The Last of Us: Por que somente Ellie é imune? Existe uma forma de se salvar do cordyceps?
The Last of Us: Por que somente Ellie é imune? Existe uma forma de se salvar do cordyceps?
Jogos já deixaram a entender que é possível se salvar do Cordyceps
Atenção: Alerta de Spoilers!
Quem nunca ouviu falar de The Last of Us e assistiu ao primeiro episódio da nova série da HBO, provavelmente ficou bastante surpreso quando é revelado no final do episódio que Ellie é imune à infecção do Cordyceps, tendo em seu braço uma marca de mordida recebida semanas atrás. Mas por que apenas ela é imune? Existe alguma forma de se salvar de uma mordida? Jogos já exploraram essas perguntas, mas nunca deram uma resposta definitiva.
- A imunidade de Ellie
- A teoria mais aceita
- É possível sobreviver a uma mordida de infectado?
- Conclusão
A imunidade de Ellie
Tanto em The Last of Us, o DLC Left Behind e em The Last of Us Part II, nós nunca descobrimos o motivo de Ellie ser imune ao Cordyceps. Durante anos os fãs criaram teorias sobre, porém nenhuma foi confirmada oficialmente. Mas o que causa a imunidade no corpo da protagonista já foi explicado.
Abaixo teremos spoilers do jogo The Last of Us, lançado em 2013 e que possui elementos que podem ser adaptados na série. Prossiga por sua própria conta e risco.
Após a mordida inicial, uma mutação se desenvolveu no cérebro de Ellie, fazendo com que ela se tornasse imune aos esporos (que carregam o Cordyceps nos games, mas que foram cortados da série) e às mordidas e infecções diretas de outros infectados pelo fungo. Porém, mesmo carregando a infecção dentro dela, outros infectados não a reconhecem como uma deles.
Dessa forma, mesmo sendo imune à infecção, Ellie ainda corre risco perto dos infectados, principalmente os mais perigosos, que ainda podem matá-la com ataques corpo-a-corpo. No primeiro jogo é revelado que, caso a parte do cérebro de Ellie que criou essa imunidade fosse estudada, uma cura poderia ser desenvolvida, mas para isso ela teria que ser morta.
A teoria mais aceita
Existem várias teorias para o motivo de Ellie ser imune. A mais aceita entre os fãs surgiu em 2013, na época do lançamento do primeiro jogo, que diz que Ellie foi exposta ao vírus quando ainda estava no útero de sua mãe.
Compartilhada inicialmente por um usuário cuja conta foi excluída na página do Fandom de The Last of Us. A teoria tem como base a carta de Anna, mãe de Ellie, que foi escrita quando a garota tinha apenas um dia de vida. Na carta, Anna revela que ela vai morrer em breve e deixa a entender que foi mordida por um infectado.
Como o Cordyceps demora cerca de dois dias para se espalhar e dominar o corpo do infectado, a teoria sugere que Anna foi mordida antes de dar luz a Ellie e, por causa dessa pequena exposição quando ainda estava no útero, a garota se tornou imune.
A teoria, contudo, possui um potencial furo: Marlene. No jogo, a vagalume deixa claro que sabe exatamente como e quando a mãe de Ellie morreu, porém se ela soubesse que Ellie ainda estava dentro de Anna quando ela foi infectada, ela poderia apenas tentar recriar a situação e gerar mais pessoas imunes ao Cordyceps.
É possível sobreviver a uma mordida de infectado?
Essa é uma questão bastante comum em histórias apocalípticas sobre infecções e zumbis. De The Walking Dead a Resident Evil, cada franquia possui suas próprias regras e The Last of Us não é diferente. Mas será que existe como sobreviver ao Cordyceps após ser infectado?
Enquanto é praticamente impossível se salvar da infecção por esporos no jogo, o DLC The Last of Us: Left Behind explora um pouco a ideia de como se salvar de uma mordida, porém uma resposta definitiva nunca é dada. Na história, acompanhamos Ellie conforme ela explora um shopping em busca de medicamentos ao mesmo tempo em que descobrimos mais sobre o passado da garota e sobre como ela foi infectada originalmente.
Ao explorar o shopping, o jogador – como Ellie – encontra um helicóptero e uma equipe de militares mortos. Através de notas e arquivos de áudio, descobrimos a história desses personagens e a tentativa da Capitã Regan Francis em impedir que o Cordyceps afetasse seus colegas. Após matar o oficial Larry Caulfield após descobrir que ele havia sido mordido anteriormente, Francis rapidamente amputa o braço direito do soldado Eugene Ellis após ele ser infectado por uma mordida. A história, porém, não possui um final feliz.
As notas encontradas deixam a entender que a amputação salvou Ellis de se tornar um infectado, porém ambos ficaram paranoicos – Ellis com a possibilidade de ser morto por Francis, e a Capitã de que ele se tornasse um infectado de qualquer forma. Temendo pela própria vida, Ellis atira em Francis e a mata, porém ele é perseguido por infectados e acaba preso em um duto de ventilação. Completamente sozinho, os pontos de seu braço acabam abrindo e ele sangra até morrer.
Conclusão
Nos jogos de The Last of Us, até o momento, nunca conhecemos outra pessoa que é imune ao Cordyceps e como acompanhamos apenas Ellie, Joel e Abby nessa longa história, não há como saber se existem mais pessoas imunes, já que nenhuma delas cruzou o caminho desses personagens.
Além disso, não sabemos se uma amputação rápida poderia resolver a questão da infecção por mordida. A história da equipe militar em The Last of Us mostra que essa é uma solução que foi imaginada, porém como o sargento Ellis sangra até a morte antes dos dois dias que demoraria para o Cordyceps assumir controle, também não temos essa resposta.
Ainda assim, é possível que na série da HBO, que expande e altera a história dos games, essas questões sejam resolvidas. Com o trailer da série mostrando Ashley Johnson segurando um bebê, muitos acreditam que a série vai mostrar a atriz que interpreta Ellie nos jogos como Anna e, talvez, explicar a imunidade de Ellie.
The Last of Us vai ao ar domingo na HBO e HBO Max.
Confira também: