The Last of Us: Criador explica música final do primeiro episódio

Capa da Publicação

The Last of Us: Criador explica música final do primeiro episódio

Por Gabriel Mattos

The Last of Us estreou no último domingo na HBO com um episódio de gelar a espinha. Mas a música escolhida para embalar a cena final deixou muita gente encucada com o seu possível significado para a trama. Em uma entrevista ao The Hollywood Reporter, o co-criador da série, Craig Mazin, explicou o motivo de escolher exatamente essa música.

Qual é a música do final de The Last of Us?

Rádio toca música misteriosa no final (C: HBO)

A música em questão é “Never Let Me Down Again“, da banda Despeche Mode. Sua melodia melancólica invade a cena final assim que Joel e Ellie, juntos de Tess, partem para além da zona de quarentena, após o contrabandista descobrir um segredo que abala sua confiança na garota.

A princípio, a música cumpre um papel bem objetivo: é um agouro de todos os perigos que espreitam na jornada da dupla. Mais cedo é revelado que esta estação de rádio é como os contrabandistas se comunicam sem serem descobertos pelos militares. Dentro desse código, as músicas dos anos 80 representam problema — o que parece ser o caso, uma vez que a canção foi lançada em 1987.

A escolha da música

Porém existe ainda outra interpretação para a música, escolhida a dedo pelo diretor do episódio, Craig Mazin. De acordo com o autor, a sugestão veio de sua esposa após ouvir uma série de rigorosos requisitos.

“Minha esposa tem um conhecimento enciclopédico de músicas dos anos 80,” revela Mazin, “E eu falei ‘Ok, Melissa, é isso que nós precisamos.’ E eu literalmente falei todas essas coisas. Preciso que seja uma música que eu conheça, mas não tenha ouvido há um bom tempo. Uma que não tenha sido repetida à exaustão. E preciso que tenha um contexto. Eu precisava que tivesse um significado. Precisava que falasse do futuro, e idealmente, sem ser muito na cara, que fosse um comentário. Precisava que começasse de um jeito específico para poder mostrar o rádio ligando. E ela me disse: ‘Never Let Me Down Again.’ E eu pensei ‘Caramba’.”

O que significa a música de The Last of Us?

A letra descreve uma jornada entre dois amigos que não compartilham plena confiança entre si. Houve um evento que desapontou o narrador, que espera não sofrer novamente por isso. E de certo modo, ambos os protagonistas de The Last of Us podem se encaixar nessa canção.

Por um lado, Ellie cresceu sozinha e foi desapontada por todos as figuras paternas e maternas que passaram por sua vida. Até mesmo Marlene, que conhecia a sua mãe, lhe entregou para o primeiro contrabandista que cruzou o seu caminho. Assim, mesmo torcendo para que Joel a defenda, ela não confia plenamente nele.

E Joel acabou de descobrir que Ellie não estava sendo completamente honesta desde o início. Não fosse o suficiente, ver a garota em perigo traz memórias traumáticas de sua própria filha. Desconfiado com o destino, o contrabandista espera que as coisas sejam diferentes dessa vez.

O primeiro episódio de The Last of Us está disponível no HBO Max. Novos episódios serão disponibilizados todos os domingos, às 23h.

Leia também: