The Flash: Lançamento do filme causou prejuízo maior que um possível cancelamento, segundo analista
The Flash: Lançamento do filme causou prejuízo maior que um possível cancelamento, segundo analista
Filme representa um prejuízo de 200 milhões de dólares
Com menos de duas semanas nos cinemas, The Flash já se consagrou como um dos maiores fracassos de bilheteria da DC Studios. De acordo com o especialista em lançamentos cinematográficos, Luiz Fernando, o filme gerou um prejuízo de 200 milhões de dólares para o estúdio.
Nas análises de Fernando, o longa, que tira inspiração do quadrinho Flashpoint (Flash: Ponto de Ignição no Brasil), não conseguirá pagar os custos de divulgação. As projeções mostram que o total arrecadado pelo filme ficará entre 280 e 310 milhões.
Entretanto, a produção custou 190 milhões, fora os custos de marketing, que somam cerca de 150 milhões. Nas palavras do analista, comercialmente falando, seria preferível que o estúdio houvesse lançado o longa diretamente em seu serviço de streaming, o MAX, ou não lançá-lo.
“Doloroso, mas precisa ser mencionado: Se #TheFlash terminar sua exibição dentro da projeção, uma vez que o estúdio fica com apenas metade da parte da bilheteria global, ele não pagará nem mesmo sua campanha de marketing de 150 milhões. A WB teria perdido menos dinheiro lançando-o no Max ou não o lançando”, explicou Fernando em seu Tweet.
O mais curioso é que, The Flash, diferente de Batgirl — filme que optaram por não lançar devido aos mesmos problemas —, prometia ser um dos grandes lançamentos do ano para a DC e a Warner Bros. Discovery.
Mas, essa não é a primeira vez que o estúdio se deparou com um problema financeiro por conta de um filme de super-herói. Em 2017, Liga da Justiça foi uma catástrofe financeira para a Warner, sendo o estopim para diversas mudanças no estúdio.
Ao fim de sua análise, Fernando ainda levanta uma questão que preocupa estúdio, público e mídia especializada:
O que acontecerá com as finanças da Warner se Besouro Azul e Aquaman 2 também serem um desastre?
Vale lembrar que The Flash representa o início de uma nova administração por trás do Universo DC nos cinemas. Com James Gunn e Peter Safran, há a promessa de uma nova série de filmes e séries que irão compor e construir um novo capítulo para a franquia.
Mesmo com um plano de 10 anos, os atuais fracassos de bilheteria da DC podem interferir no que será produzido ou não no futuro. Ou, como vimos anteriormente com Batgirl, o que chegará ao público.
The Flash está disponível somente nos cinemas.
Aproveite e continue lendo: