The Boy Who Lived: Daniel Radcliffe quase dirigiu documentário sobre dublê de Harry Potter
The Boy Who Lived: Daniel Radcliffe quase dirigiu documentário sobre dublê de Harry Potter
Ator revela: “Achei que eu sabia como fazer… Mas na verdade, não sabia”
Conhecido mundialmente por ter feito o papel do Menino Que Sobreviveu na saga de Harry Potter, o astro britânico Daniel Radcliffe está envolvido em um novo projeto relacionado à franquia, mas não se trata de uma adaptação ou um novo capítulo do Mundo Bruxo. Em vez disso, o ator produziu e estrelou no documentário David Holmes: The Boy Who Lived, sobre seu dublê em Harry Potter que sofreu um trágico acidente nas filmagens do último filme.
O longa, que já foi lançado no HBO Max, conta a história da perspectiva de Dave, e como ele ficou paraplégico após o acidente nas gravações. Agora, Radcliffe participou de uma sessão de perguntas e respostas com os fãs (via Variety), onde falou sobre como pensou em dirigir o documentário:
“Eu sempre quis fazer algo sobre Dave porque eu gostaria de compartilhá-lo com o mundo, pela pessoa que ele é. E a humildade natural de Dave fez com que ele ficasse meio inseguro com [o projeto] por um tempo – ele queria fazer algo maior, sobre dublês no geral. Mas eventualmente, eu meio que o convenci de que ele deveria ser o centro do filme. E nós gravamos algumas coisas por algum motivo, e eu pensei – nunca tinha feito nada assim antes – que saberia como se dirige um documentário. No fim das contas, eu não sabia. Não mesmo.”
Após ter percebido isso, Daniel e Dave foram atrás de outra pessoa que pudesse comandar o projeto, e acabaram se identificando com Dan Hartley, que já dirigiu diversos curtas e o longa Lad: A Yorkshire Story. Radcliffe contou que teve receio em convidar alguém de fora para o projeto, mas ao ver as sequências filmadas por Hartley, soube de imediato que tinham feito a decisão certa:
“Nós queríamos alguém que soubéssemos que se conectaria com o material da mesma forma que nós nos conectávamos. Estávamos assustados de trazer alguém de fora, com lentes um pouco mais lascivas. Dan [Hartley] já havia dirigido um filme antes. Ele não tinha feito um documentário, mas nós confiamos nele imensamente e falamos sobre todos os documentários que amávamos, e então percebemos que estávamos de acordo. Então, Dan gravou por algumas tardes as entrevistas e nos mostrou, e daquele momento em diante tudo ficou claro.”
O longa já foi lançado no HBO Max e conquistou aclamação da crítica especializada – tanto que, no Rotten Tomatoes, o filme conta com 100% de aprovação dos críticos.
Holmes e Radcliffe já eram amigos durante as filmagens de Harry Potter, levando em conta que Holmes era dublê do ator e fazia todas as cenas de ação estreladas por Harry. No entanto, após o acidente, os dois ficaram ainda mais próximos – e foi daí que surgiu a ideia para o documentário.
O longa foca na história de Holmes antes mesmo do acidente. Além disso, temos insights sobre a amizade entre ele e Radcliffe, bem como todas as mudanças que enfrentou depois de ficar paraplégico.
David Holmes: The Boy Who Lived está disponível no HBO Max.
Abaixo, veja também: