A Tempestade é realmente uma Deusa na Marvel?
A Tempestade é realmente uma Deusa na Marvel?
O debate pode ser um pouco mais profundo!
Os fãs dos quadrinhos estão atentos a qualquer possível pista da chegada dos X-Men nos últimos lançamentos da Marvel Studios. Em Pantera Negra: Wakanda Para Sempre, muitos torciam pela estreia da Tempestade, mas ainda não houve nenhum sinal da mutante que controla o clima. Entretanto, toda essa expectativa reacendeu um antigo debate: a Tempestade é realmente uma Deusa na Marvel? A resposta curta é sim, mas nem sempre…
A origem mágica da Tempestade
Nos quadrinhos, Tempestade é uma mutante nível ômega com habilidades de atnocinese. A personagem foi introduzida como parte de uma nova geração de heróis em 1975, na revista Giant-Size X-Men #1, escrita por Len Wein. Já em sua primeira aparição, sua descendência híbrida fica bem estabelecida.
Ororo Munroe é descrita como parte de uma antiga linhagem de sacerdotisas africanas, que sempre apresentam cabelos brancos, olhos azuis e um potencial enorme para manifestar magia. Assim, além de seu lado mutante, a personagem sempre carregou um lado místico, herdado de sua mãe queniana N’Daré. Como seu gene mutante se manifestou, a heroína foi treinada como uma mutante.
A mutante adorada como deusa
Ao acolher a mutante para treinar suas habilidades, Charles Xavier, o líder dos X-Men, sempre deixou claro que a origem de seu poder não era divina, mas genética. Entretanto, em sua infância vagando sozinha pela África como uma pequena órfã, Ororo chegou a ser reverenciada como uma Deusa das Tempestades.
Após perder a família em um acidente no Cairo, a jovem retornou à tribo no Quênia de seus antepassados. Ao se depararem com seus dons sobrenaturais, o povo se convenceu de que era uma deusa e a respeitavam como tal. A falta de conhecimento sobre mutantes fez com que esse povo buscasse uma explicação religiosa, mesmo que Ororo não fosse uma deusa até então.
Hadari Yao, a Deusa de Wakanda
Hoje, a Tempestade é oficialmente uma deusa. De acordo com o livro The Marvel Book: Expand Your Knowledge Of A Vast Comics Universe (“O Livro Marvel: Expanda o Seu Vasto Conhecimento no Universo dos Quadrinhos“), a personagem se tornou uma Nova Deusa de Wakanda — a Hadari Yao, aquela que anda pelas nuvens — graças à fé de seu povo.
Em Black Panther #172, escrito por Ta-Nehisi Coates, os Orixás foram derrotados por um Deus sombrio ancestral — Sefako, o Adversário — que Forge havia selado em X-Men: Fall of the Mutants com a ajuda da deusa Roma. A única esperança de Wakanda, segundo T’Challa, era a própria Ororo.
Como ex-esposa do Rei de Wakanda, a mutante havia ficado bem conhecida no país por seu controle sobre o clima, adorada por muitos como uma deusa. Assim, segundo o livro de 2019, era “tão amada pelo povo que sua adoração, desejos e devoção amplificaram seus poderes até que — como uma nova Deusa de Wakanda — a Tempestade derrotou o Adversário”.
Nas histórias posteriores do Pantera Negra, Ororo realmente demonstra habilidades de nível divino ao usar seus poderes em escala interplanetária para impedir o avanço de todo um Império Galático.
Tempestade, a Deusa do Trovão de Asgard
Mas muitos anos antes de ascender como Deusa em Wakanda, Tempestade já havia conquistado o título em Asgard, no panteão nórdico. Durante o arco Guerra Asgardeana, de 1985, Ororo serviu como Deusa do Trovão enquanto Odinson estava preso em Midgard, transformado em sapo por Loki. Mais recentemente, Tempestade voltou a brandir um martelo asgardiano, trajada como Thor em X-Men: Gold #26.
E você, gostaria de ver mais esse lado divino sendo explorado? Quer ver a Tempestade em Pantera Negra 3? Não deixe de comentar!
Leia também: