Studio Ghibli é adquirido por emissora japonesa e passará por mudanças

Capa da Publicação

Studio Ghibli é adquirido por emissora japonesa e passará por mudanças

Por Junno Sena

Com o lançamento surpresa de Kimitachi wa Dou Ikuri ka (How do You Live?, ou O Menino e a Garça no Brasil) do Studio Ghibli, o público tem se questionado qual será a próxima produção de Hayao Miyazaki, diretor e cofundador do estúdio. Enquanto isso, a empresa tem passado por mudanças ao tentar encontrar um “sucessor” para seu cargo, dentre elas está se tornar uma subsidiária da Nippon TV.

As conversas sobre a Nippon TV adquirirem parte das ações do Studio Ghibli não são uma novidade. Em 1989, por exemplo, a rede de televisão investiu na produção de O Serviço de Entregas da Kiki, além de ter ajudado a construir o Museu Ghibli, em 2001, na cidade de Mitaka, em Tóquio.

Porém, o que antes era uma parceria, tornou-se uma aquisição. De acordo com a The Japan Times, a Nippon TV pretende adquirir 42,3% dos direitos de voto no dia 6 de outubro, transformando-se em uma acionista majoritária.

Entre as futuras mudanças, a principal será incluir os filmes do estúdio na grade da emissora, começando por Nausicaä do Vale do Vento, de 1985.

Imagem de O Menino e a Garça, novo filme do estúdio

De acordo com a conferência responsável por divulgar o novo status de “subsidiária” do Ghibli, a decisão veio como uma forma de tentar encontrar um “sucessor” para Hayao Miyazaki.

Com 85 anos, o diretor e roteirista coordena o estúdio ao lado de Toshio Suzuki, atual presidente, com 75 anos. O plano inicial era passar o controle para Goro Miyazaki, filho de Hayao que já trabalhou em filmes como Contos de Terramar e Da Colina Kokuriko. Mas Goro não tem interesse no mesmo:

“É muito peso para os meus ombros. É melhor deixar para outra pessoa”, revelou Goro Miyazaki.

Agora, Hiroyuki Fukuda, diretor da Nippon TV, é quem irá encabeçar a empresa.

“Eu sei que existem expectativas no estúdio de fazermos algo novo, e eu quero ajudar nisso”, disse Fukuda.

O novo filme de Hayao Miyazaki, O Menino e a Garça, ainda não possui data de estreia no Brasil.

Aproveite e continue lendo: