Você sabia? O mesmo som de grito é usado por centenas de filmes que você conhece
Você sabia? O mesmo som de grito é usado por centenas de filmes que você conhece
O uso do arquivo sonoro se tornou uma espécie de “easter-egg” entre profissionais da área
Quem é cinéfilo de verdade já deve ter percebido que o som dos gritos de grande parte dos filmes que já assistiu é bastante familiar. O que pouca gente sabe é que se trata realmente do mesmo arquivo de som em muitos dos títulos das últimas décadas, e ele até é conhecido entre os profissionais do meio como “Wilhem Scream” (O Grito de Wilhem, em uma tradução livre).
Segundo pesquisas feitas por Ben Burtt, profissional de efeitos sonoros, durante a produção das prequelas de Star Wars, O Grito de Wilhem pode ser atribuído ao ator Sheb Wooley. Ele foi utilizado pela primeira vez em 1951 no filme Distant Drums e, desde então, foi reaproveitado em várias obras da Warner como Springfield Rifle e The Charge at Feather River.
Infelizmente, Wooley faleceu antes de receber os devidos créditos por seu trabalho, mas sua viúva, Linda Dotson-Wooley, foi contactada por Burtt e confirmou que o marido havia dito que os produtores do estúdio “teriam o feito gritar e gritar e gritar… E ele simplesmente achou engraçado ter que fazer aquilo” (via Backstage).
Quando ainda era um estudante, Burtt e seu companheiro de profissão Richard L. Anderson, encontraram o arquivo de som do grito no banco de dados da Warner e não conseguiram encontrar outra forma de identificação do áudio que não fosse “Grito de Wilhem”. Ele recebeu esse “apelido carinhoso” porque, em The Charge at Feather River (1953), um soldado chamado Wilhem é atingido por uma flecha e então o famoso grito pode ser ouvido.
Posteriormente, Anderson e Burt se formaram e foram participar de seus próprios projetos, muitos deles bem conhecidos, como a primeira trilogia de Star Wars e suas prequelas, e Indiana Jones. Ambos começaram a utilizar o Grito de Wilhem em suas obras como uma espécie de easter-egg que segue sendo adicionado em filmes até os dias de hoje.
Steve Lee, fundador do Hollywood Sound Museum, até fez uma pesquisa de “achados e perdidos” no intuito de catalogar todos os trabalhos que fizeram o uso desse arquivo sonoro até o ano de 2010, variando de filmes a comerciais de TV e videogames. No entanto, engana-se quem pensa que o Grito de Wilhem está em domínio público. Se algum estudante de efeitos sonoros estiver interessado em utilizá-lo em seus projetos futuros, é bom se certificar de adquirir seus direitos primeiro.
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