Sindicato dos Roteiristas analisa proposta de estúdios após nova reunião
Sindicato dos Roteiristas analisa proposta de estúdios após nova reunião
Após ultrapassar o marco de 100 dias de protestos, o Sindicato dos Roteiristas voltou a se reunir com os estúdios para negociações
Na última sexta-feira (11), o Writers Guild of America (WGA), o Sindicato dos Roteiristas dos Estados Unidos, reuniu-se novamente com a Alliance of Motion Picture and Television Producers (AMPTP), a representante dos estúdios de cinema e TV de Hollywood. O encontro foi uma nova tentativa de firmar um acordo satisfatório para ambas as partes diante da greve de roteiristas e, após semanas de negociações fracassadas, o comitê do WGA afirmou que está analisando a proposta feita pela AMPTP, prometendo uma resposta em breve.
O WGA se reuniu com Carol Lombardini, a presidente da AMTPT, na última sexta-feira para discutir as reinvindicações feitas pelo Sindicato, que busca melhorias trabalhistas e maiores regulamentações de serviço, principalmente no que diz respeito à Inteligência Artificial.
Embora não tenha divulgado muitos detalhes a respeito do encontro, o WGA afirmou que “avaliará a oferta e, após deliberação, retornará com a resposta na próxima semana” (via The Hollywood Reporter).
A nova reunião acontece após a greve dos roteiristas, que teve início em maio deste ano, atingir o marco de 100 dias das paralisações. O grupo de profissionais estadunidense segue protestando no país, e as tentativas de negociações com os estúdios e as empresas de streaming continuam sem respostas satisfatórias para nenhuma das partes até o momento.
Vale lembrar que, juntamente com o WGA, o SAG-AFTRA, o Sindicato dos Atores, também dá continuidade aos seus protestos iniciados em julho. Os artistas reivindicam pautas similares às dos roteiristas, como regulamentação de IAs e pagamento de residuais.
Aproveite também: