Sindicato dos Roteiristas ameaça processar Amazon Studios por suspender séries após greve
Sindicato dos Roteiristas ameaça processar Amazon Studios por suspender séries após greve
Entre as produções, inclui-se a série anunciada para a Teia de Seda da Marvel!
Mesmo após ter acabado, a greve dos roteiristas de Hollywood continua tendo repercussões na indústria. Após o fim da paralisação, o WGA (sindicato da categoria) está ameaçando processar a Amazon Studios por manter vários projetos suspensos – incluindo a série live-action da Teia de Seda, no universo da Sony/Marvel.
De acordo com um relatório exclusivo do The Ankler, o Sindicato dos Roteiristas está entrando com medidas legais contra a Amazon Studios depois que a empresa se recusou a dar continuidade a projetos que foram paralisados pela greve. Isso vale, sobretudo, para Teia de Seda: Sociedade-Aranha, série que foi anunciada há alguns meses.
No comunicado emitido pelo Sindicato, é explicado como isso quebra os acordos feitos entre estúdios e roteiristas no fim da paralisação:
“Sua falha em reabrir várias salas de roteiristas após a greve é uma violação do Acordo de Finalização da Greve entre o Sindicato dos Roteiristas e a Associação de Produtores de Cinema e Televisão da América. Os estúdios são obrigados a reunir os roteiristas para trabalhar após o fim da greve, e os Acordos de Serviços Pessoais dos roteiristas foram estendidos por um período equivalente à porção do contrato que ficou sobreposta pela greve. O Sindicato tomará ações legais contra a Amazon e qualquer outro estúdio que viole o Acordo de Finalização da Greve, para que possamos recuperar as compensações, pagamentos atrasados e benefícios que foram deixados de lado como resultado desse atraso.”
Apesar de Teia de Seda ser o foco da reportagem, o Sindicato dos Roteiristas afirma que a Amazon Studios deixou de lado várias produções já anunciadas após o fim da greve. Dentro dos acordos feitos com a AMPTP (Associação de Produtores de Cinema e Televisão da América), isso pode ser visto como uma espécie de retaliação aos artistas que se envolveram nas manifestações.
Até o momento, a Amazon Studios não se manifestou sobre as acusações e notícias. O Next TV teria tentado entrar em contato com a empresa, mas um representante disse que não há comentários a serem feitos no momento.
Abaixo, veja também: