Sindicato dos roteiristas anuncia fim da greve após 148 dias de paralisação
Sindicato dos roteiristas anuncia fim da greve após 148 dias de paralisação
Greve acaba nesta quarta-feira (27)
Após quase 150 dias de paralisações, o Writers Guild of America (WGA), o sindicato dos roteiristas dos EUA, anunciou que a greve será encerrada oficialmente nesta quarta-feira (27). O feito histórico acontece depois de consecutivas reuniões entre o WGA e a Associação de Produtores de Cinema e Televisão (AMPTP), que aconteceram na última semana para a firmação de um contrato que atenda devidamente às demandas dos profissionais.
De acordo com a Variety, a votação para marcar o encerramento da greve aconteceu nesta terça-feira (26), onde o comitê discutiu o acordo provisório apresentado pela AMPTP. A decisão de aceitá-lo vem apenas dois dias depois que roteiristas e estúdios se reuniram para negociar um novo contrato, que inclui pautas como regulamentação de inteligência artificial, pagamento de residuais, transparência de dados no streaming, entre outros.
Com a aprovação do contrato provisório, o WGA decidiu encerrar a ordem da greve a partir das 00h01 desta quarta-feira, horário de Los Angeles (16h01 aqui no Brasil). Isso significa que os roteiristas associados ao sindicato poderão voltar a exercer a profissão novamente após o período estipulado.
Vale ressaltar, porém, que o fim da greve não significa que o acordo provisório apresentado neste domingo seja algo totalmente “certo”, pois os sindicalistas ainda precisam votar para ratificar o contrato, uma ação que acontecerá entre os dias 2 e 9 de outubro. A expectativa é que a validação seja feita sem grandes problemas, já que o acordo recebeu aprovação do comitê de negociações do WGA.
Lembrando que, enquanto isso, a greve dos atores, organizada pelo SAG-AFTRA continua a todo vapor em Hollywood. Não há previsão para o retorno das negociações com a AMPTP no momento.
Aproveite também: