Sindicato dos atores e estúdios vão retomar negociações na próxima semana
Sindicato dos atores e estúdios vão retomar negociações na próxima semana
O encontro acontece após o fim histórico da greve de roteiristas
Após a oficialização do fim da greve histórica dos roteiristas, encerrada nesta quarta-feira (27) pelo Writers Guild of America (WGA), chegou a vez do SAG-AFTRA, o sindicato dos atores, retomar suas negociações com a Associação de Produtores da TV e Cinema (AMPTP), a representante dos estúdios estadunidenses. A associação ainda não tinha recebido um retorno da AMPTP desde o início da greve, que começou em julho deste ano.
Em comunicado oficial, o SAG-AFTRA confirmou que o sindicato tem uma reunião marcada com os estúdios na próxima segunda-feira (2) para negociações. A declaração diz que membros das companhias representadas pela AMPTP estarão presentes no encontro, embora não cite quem são eles.
“O SAG-AFTRA e a AMPTP se reunirão para negociações na segunda-feira, 2 de outubro. Vários executivos das empresas representadas pela AMPTP estarão presentes. À medida que as negociações avançarem, informaremos quaisquer atualizações substanciais diretamente a vocês.”
To Our #SagAftraMembers:
SAG-AFTRA and the AMPTP will meet for bargaining on Monday, Oct. 2. Several executives from AMPTP member companies will be in attendance. As negotiations proceed, we will report any substantiative updates directly to you. pic.twitter.com/3t0PICBw1N
— SAG-AFTRA (@sagaftra) September 28, 2023
Em greve há 76 dias, o SAG-AFTRA tenta retomar as negociações com a AMPTP desde o início das paralisações, mas a representante dos estúdios mantinha toda sua atenção nas conversas com o WGA para encerrar a greve de roteiristas que quase bateu o marco de 150 dias. Com um acordo provisório aprovado pelo sindicato, a paralisação da WGA foi encerrada, mas o contrato oferecido ainda precisa passar pelo processo de ratificação para valer.
A expectativa é que agora, com o fim da greve dos roteiristas, o SAG-AFTRA e a AMPTP consigam chegar a um acordo que atenda às demandas dos atores, que incluem pautas semelhantes às exigidas pela WGA, como pagamentos de residuais, regulamentação de inteligência artificial, entre outros.
Aproveite também: