Sindicato dos atores aprova acordo para encerrar greve histórica

Capa da Publicação

Sindicato dos atores aprova acordo para encerrar greve histórica

Por Jaqueline Sousa

Após mais de 100 dias de paralisações, o SAG-AFTRA, o sindicato dos atores de Hollywood, aprovou um acordo provisório em parceria com a AMPTP, a representante dos estúdios estadunidenses, para encerrar a greve no setor. De acordo com o Deadline, ambas as partes pretendem firmar um acordo de três anos que dará um fim aos protestos nesta quinta-feira (9) a partir das 00h01 no horário de Los Angeles (EUA).

A aprovação do acordo é resultado de semanas de negociações entre o SAG-AFTRA e o AMPTP para que os estúdios e as empresas de streaming atendessem às demandas dos profissionais, como regulamentação de inteligência artificial e aumentos salariais.

Ainda segundo o Deadline, a votação para encerrar a greve dos atores aconteceu na tarde desta quarta-feira (8). Os 17 membros do comitê de negociações do sindicato votaram a favor da aprovação do contrato provisório, marcando uma decisão unânime.

Após mais de 100 dias, greve dos atores será encerrada em Hollywood.

Na última sexta-feira (3), a AMPTP tinha apresentado aquela que seria sua “última, melhor e final” oferta ao sindicato, com uma proposta que o SAG-AFTRA não aprovou inicialmente devido a “vários itens chaves” apresentarem discordâncias ao que o sindicato vinha exigindo. Agora, ambas as partes entraram em um consenso após novas reuniões no início da semana.

Vale ressaltar que os membros do sindicato ainda precisam participar da votação para ratificar o contrato provisório, algo que deve acontecer nas próximas semanas.

A histórica decisão acontece pouco menos de um mês após a ratificação do contrato do Writers Guild of America (WGA), o sindicato dos roteiristas, que encerrou a greve dos profissionais norte-americanos após meses de tentativas malsucedidas com os estúdios.

Aproveite também: