As teorias por trás do “Z” de Dragon Ball Z e o seu significado real

Capa da Publicação

As teorias por trás do “Z” de Dragon Ball Z e o seu significado real

Por Nick Narukame

A franquia Dragon Ball foi a porta de entrada de muita gente para o mundo otaku. O anime que retrata as aventuras de Goku é dividido em duas fases originais: a clássica e a Z. O significado da sigla dessa segunda permanece como um mistério na cabeça de muitos fãs até o dia de hoje, gerando várias teorias. No entanto, Akira Toriyama já revelou o que ela quer dizer em entrevista.

Durante muito tempo se acreditou que o “Z” de Dragon Ball Z pudesse ser algum erro de digitação do número 2 por se tratar de uma segunda parte ou até mesmo uma referência direta a “Zenkai”, a habilidade Saiyajin de aumentar e regenerar a saúde durante uma luta que também é a palavra japonesa para “ultima vez” (前回). Também houveram rumores de que se trataria de uma alusão aos “Guerreiros Z”, compostos por Goku, Piccolo e seus amigos, mas, segundo o próprio autor, não foi nenhum desses o caso.

Os personagens Goku e Vegeta.

Algumas pessoas chegaram a considerar que o “Z” do nome da segunda parte do anime fosse um erro de digitação.

Durante uma entrevista concedida em 2003 para o guia de episódios exclusivo para o Japão TV Anime Guide (via CBR), Toriyama revelou se tratar de um significado bem simples até. Como ele imaginava essa parte do anime como um encerramento para Goku, ele apenas escolheu a ultima letra do alfabeto para representa-la. Essa seria sua forma de dizer que aquele seria o adeus às aventuras de seu personagem.

Vale ressaltar que essa divisão não existe no mangá original. Ainda que o anime tenha a fase clássica e a fase Z, no Japão o mangá é publicado apenas com o título “Dragon Ball” sem nenhuma letra adjacente.

Mas e você? Sabia sobre essa curiosidade? Divida com a gente nos comentários!

Aproveite e confira também: