Site revela as 10 séries mais pirateadas de 2023

Capa da Publicação

Site revela as 10 séries mais pirateadas de 2023

Por Leo Gravena

Muito tem se falado sobre questão de pirataria e democratização da cultura nas redes sociais, discussão que apenas aumentou após streamings como HBO Max e Disney+ passaram a remover completamente filmes e séries de seus catálogos para redução de impostos, tornando praticamente impossível assistir algumas produções, já que algumas sequer foram lançadas em mídia física e existiam apenas no formato digital.

Agora o site torrentfreak, que analisa informações e fala sobre a questão de pirataria na internet, analisou os dados de diversos sites que oferecem essas séries de forma ilegal e revelou as 10 séries mais pirateadas do ano. Confira a lista:

10 – Ted Lasso
9 – Gen V
8 – Tulsa King
7 – Monarch: Legado de Monstros
6 – Silo
5 – Invasão Secreta
4 – Ahsoka
3 – Loki
2 – The Mandalorian
1 – The Last of Us

The Last of Us foi a série mais pirateada de 2023

Por anos seguidos, Game of Thrones ocupou o primeiro lugar, com WandaVision e The Mandalorian assumindo o posto em 2020 e 2021 respetivamente. Em 2022, A Casa do Dragão voltou a ocupar o posto, porém sem nenhuma série com dragões da HBO sendo lançada esse ano, o posto ficou com The Last of Us.

Um ponto interessante da lista é a ausência de produções da Netflix, algo que o site sugere ocorrer devido o fato do streaming ser a plataforma predominante em diversas partes do mundo. Com tantos streamings disponíveis, o torrentfreak acredita que muitas pessoas preferem piratear aquilo que querem ver do que pagar outro streaming, com ainda mais desses serviços sendo lançados a cada ano.

O site também deixa claro que a analise dos dados foi feita baseada no tráfego de BitTorrent, que representa apenas uma pequena porção da pirataria na internet, com a maior parte das pessoas utilizando sites de streaming online para assistir o conteúdo.