Senado aprova cota para exibição de filmes nacionais nos cinemas

Capa da Publicação

Senado aprova cota para exibição de filmes nacionais nos cinemas

Por Melissa de Viveiros

Uma medida que reestabelece a cota de exibição de filmes brasileiros nos cinemas foi aprovada pelo Senado hoje (19). De acordo com a Folha de São Paulo, a medida é válida até 31 de dezembro de 2033.

Diante disso, as empresas de cinema serão obrigadas a dedicar um percentual de suas salas a projetos nacionais, com um mínimo de sessões e a necessidade de observar a variedade dos títulos. Outro ponto importante é que a exibição dos filmes brasileiros precisa ser realizada de forma proporcional ao longo de todo o ano.

A Ancine, Agência Nacional do Cinema, será a responsável por fiscalizar o cumprimento das normas. Caso elas sejam descumpridas, as empresas poderão ser penalizadas por meio de multas e advertências.

“A cota de tela para o cinema brasileiro é um dos principais mecanismos para a reconfiguração do setor audiovisual do nosso país, especialmente por estabelecer critérios essenciais para o acesso da população à produção nacional e para garantir espaços de exibição à produção audiovisual brasileira,” escreveu o senados Humberto Costa, do PT.

Ancine será responsável por fiscalizar cumprimento da medida.

Uma medida provisória de 2001 havia estabelecido o último modelo de cotas para filmes nacionais nos cinemas. De acordo com ela, o mecanismo seria regulado anualmente por decreto presidencial – mas o último decreto foi assinado em 2019, e após o vencimento da medida em 2021, nada a substituiu até agora.

Veja também: