Scooby-Doo: Desenho original tinha outra ideia para os personagens, que teriam nomes completamente diferentes

Capa da Publicação

Scooby-Doo: Desenho original tinha outra ideia para os personagens, que teriam nomes completamente diferentes

Por Jaqueline Sousa

Além de ser um dos desenhos mais populares do estúdio Hanna-Barbera, a animação que acompanha as aventuras de Scooby-Doo e a icônica turma de detetives marcou gerações e até os dias de hoje segue encantando o público com mistérios divertidos. Contudo, as coisas poderiam ter sido completamente diferentes, já que a equipe por trás do programa tinha uma outra ideia para a criação dos personagens.

Quando Joe Barbera e William Hanna, os cartunistas que fundaram o icônico estúdio que leva seus sobrenomes como título, receberam a proposta para o desenho do Scooby-Doo, o objetivo inicial era bastante diferente do resultado pelo qual o programa se tornou mundialmente conhecido. E isso inclui até mesmo o nome de Fred, Daphne, VelmaSalsicha.

Naquela época (final dos anos 1960), o universo dos desenhos animados estava passando por uma certa “crise” devido ao boom de produções do gênero de ação, como as de super-heróis. Isso fez com que os pais das crianças, que acreditavam que tais animações eram violentas, começassem a se preocupar com a exposição dos filhos a esse tipo de conteúdo.

Assim, havia uma necessidade de inovar a indústria dos desenhos animados, o que fez com que os roteiristas Joe Ruby e Ken Spears, da Hanna-Barbera, criassem uma história protagonizada por um grupo de adolescentes que viajariam o país resolvendo mistérios sobrenaturais. Até aí tudo muito parecido com o Scooby-Doo que conhecemos hoje em dia, mas não por muito tempo.

Inicialmente, os personagens de Scooby-Doo teriam outros nomes.

Os donos do estúdio toparam a ideia, e o programa logo ganhou o nome de Mysteries Five (algo como Mistério dos Cinco, em tradução livre). A trama, por sua vez, acompanharia cinco jovens — Geoff, Mike, Kelly, Linda e “W.W.”, que estariam acompanhados de um cachorro. Todos estariam em uma banda chamada The Mysteries Five, inclusive o cãozinho (ele tocaria bongô no grupo).

Assim, enquanto os adolescentes não estavam participando de shows, eles estariam solucionando mistérios envolvendo todo tipo de criatura sobrenatural, como fantasmas, zumbis e muito mais. É claro que, como podemos notar atualmente, alguns elementos sofreram alterações e o universo de Scooby-Doo foi se modificando até chegar ao que conhecemos nos dias atuais, embora tenha mantido sua premissa de colocar o grupo de jovens com um cachorrinho em uma jornada por mistérios sobrenaturais (via Cartoon Research).

Aproveite também: