Samuel L. Jackson rebate críticas racistas a Miles Morales e à Ariel negra de A Pequena Sereia

Capa da Publicação

Samuel L. Jackson rebate críticas racistas a Miles Morales e à Ariel negra de A Pequena Sereia

Por Gabriel Mattos

Samuel L. Jackson volta aos holofotes com Invasão Secreta, a nova série do Disney+. Durante a divulgação do próximo capítulo do Universo Cinematográfico da Marvel, o ator relembrou sua jornada na franquia de super-heróis e debateu a importância de mais personagens negros nas obras de fantasia, como o Homem-Aranha de Miles Morales e A Pequena Sereia de Halle Bailey.

Em sua participação no podcast Sway’s Universe, o ator fez uma breve retrospectiva em como o gênero de super-heróis evoluiu ao longo de suas onze participações em filmes da Marvel. Jackson garante ter orgulho do que foi construído, especialmente do recente esforço por aumentar a inclusão nessas histórias.

“Depois de Invasão Secreta, eu vou para As Marvels, em que você tem três pessoas diferentes que são Capitãs Marvel. Você tem a Brie [Larson], uma Capitã Marvel preta [Teyonah Parris], uma Capitã Marvel muçulmana [Iman Vellani]… Eles estão trabalhando o universo de um jeito que é inclusivo, sabe? Até com Shang-Chi e todas essas coisas acontecendo,” comenta.

Monica Rambeau (Teyonah Parris) estreará como uma Capitã Marvel em As Marvels (C. Marvel)

Não ficou claro se todas as personagens mencionadas compartilharão de fato o título de Capitã Marvel na história. É mais provável que as heroínas tenham sido mencionadas apenas como um exemplo destes novos esforços de diversidade.

O ator ainda criticou quem reclama de uma suposta saturação do gênero de super-heróis neste momento de expansão para novos tipos de protagonistas, defendendo o impacto da introdução de novos personagens negros nos filmes, como o Homem-Aranha de Miles Morales e a Ariel negra de A Pequena Sereia.

“Eu acho que a importância dos personagens tem envolvido essas coisas que as pessoas se importam de uma forma específica,” sugere. “E Miles Morales é alguém que é diferente de Peter Parker, porque pode e deve ser. Você ouve as pessoas reclamando, ‘Oh, uma sereia negra?’ As sereias não são reais. Podem ser pretas, podem ser verdes, podem ficar alaranjadas. Não são coisas reais.

 

Mas representá-lo e dar às pessoas uma vida de fantasia ou algo que os tire da realidade, das porcarias com as quais temos que lidar dia após dia, sabe? Tiroteios em massa, assaltos, falta de moradia, todas essas outras coisas, ainda precisamos de uma válvula de escape, um lugar para ir que nos tire disse mesmo que seja por duas horas.”

Enquanto Homem-Aranha Através do Aranhaverso continua impressionando na bilheteria, Invasão Secreta estreia novos episódios toda quarta no Disney+.

Mais sobre o poder da representatividade negra:

Veja também: