Roteirista original de Os Vingadores critica Joss Whedon, “ele é um idiota”

Capa da Publicação

Roteirista original de Os Vingadores critica Joss Whedon, “ele é um idiota”

Por Junno Sena

Antes mesmo de Joss Whedon dar vida ao seu Vingadores de 2012, um outro roteirista estava no comando do projeto: Zak Penn. Conhecido por produções como Free Guy – Assumindo o Controle e X-Men 2, o diretor foi retirado subitamente do projeto. Em MCU: The Reign of Marvel Studios (MCU: O Reino da Marvel Studios), livro colaborativo contando a história do Universo Cinematográfico da Marvel, Penn revelou sobre como se sentiu “expulso” da produção e que acha Whedon “um idiota”.

A notícia de que o novo diretor e roteirista de Vingadores seria Joss Whedon chegou a público em 2010. A decisão fez com que o roteiro de Penn, que estava no projeto desde 2006, fosse descartado. Nas palavras de Whedon na época: “Havia um roteiro. Mas, não havia um roteiro que eu filmaria”.

Durante boa parte de sua carreira, Penn esteve imerso em produções de heróis, desde O Incrível Hulk até Elektra, X-Men: O Confronto Final e Osmose Jones – Uma Aventura Radical pelo Corpo Humano. Mas, foi com a tomada de Whedon que ele encontrou seu maior desafio.

Substituição foi anunciada dois anos antes do lançamento de Os Vingadores

“Entre todos os outros diretores sobre os quais estávamos conversando, Joss não estava na lista”, lembra ele sobre as possíveis substituições. “Ouvi dizer que ele mesmo iria reescrever o roteiro. Ele nem quis se encontrar comigo — o que, a propósito, eu sempre ligo para o roteirista que estou substituindo. Acho que é uma cortesia.”

De acordo com Penn, ele tentou contactar Whedon e tornar a transição o mais suave possível, tentando garantir os seus créditos no roteiro e deixar o projeto com um senso de dever comprido. Whedon, então, o garantiu que reescreveria todo o trabalho e Penn perguntou:

“Meus filhos cresceram enquanto eu trabalhava no filme. Todos eles contaram a seus amigos sobre. O que vai acontecer quando os amigos deles disserem: ‘Seu pai não trabalhou nos Vingadores?'”.

Essa não é a primeira vez que postura de Joss Whedon é criticada

Nas palavras de Penn, Whedon o respondeu dizendo: “O que acontecerá quando meus filhos pensarem que você escreveu metade da história?”

Ao fim, seu substituto foi creditado como o único roteirista do filme, frustrando Penn e deixando a impressão de que Whedon é “um idiota” e “uma pessoa ruim”.

“Acho que ele é um idiota. Acho que ele é uma pessoa ruim, e isso foi realmente surpreendente. Meu bônus é baseado nos meus créditos com o filme. Então, literalmente, milhões e milhões de dólares, o que não é a questão aqui, simplesmente saiu do meu bolso e foi para o bolso de Joss.”

Essa não é a primeira vez de Whedon em meio a polêmicas de bastidores. Ao assumir o controle da Liga da Justiça de Zack Snyder, o diretor recebeu diversas críticas pelo caminho.

Aproveite e continue lendo: