Roteirista de O Homem de Aço relembra pressão para que DC construísse seu “próprio MCU”
Roteirista de O Homem de Aço relembra pressão para que DC construísse seu “próprio MCU”
David S. Goyer falou sobre como era o clima nos corredores da Warner na época de desenvolvimento do filme
Lançado em 2013, O Homem de Aço deu início ao que parecia ser uma versão do MCU feita com personagens icônicos da editora rival, a DC Comics. No entanto, as coisas não deram muito certo, e a Warner Bros. precisou reformular a franquia para tentar competir com o Marvel Studios. Dez anos depois, o roteirista David S. Goyer relembrou a pressão na época do desenvolvimento do filme estrelado por Henry Cavill, dizendo que a empresa queria ter “seu próprio MCU” a todo custo.
Em entrevista ao podcast Happy Sad Confused (via Variety), Goyer contou que, quando entrou no projeto como roteirista, havia uma pressão vinda da Warner Bros. para que o futuro DCEU se aproximasse daquilo que o MCU já alcançara na época. Porém, o receio de Goyer era que a empresa estivesse dando um passo maior do que as pernas.
“Eu sei a pressão que estávamos recebendo da Warner Bros, que era ‘Nós precisamos do nosso MCU! Nós precisamos do nosso MCU!’. Mas eu pensava: ‘Não vamos correr antes de andar'”, David S. Goyer disse ao Happy Sad Confused. “Outra coisa que foi difícil na época era que tinham muitas mudanças de executivos na Warner Bros. e na DC. Então, a cada 18 meses, uma pessoa nova entrava. Era como se fôssemos chicoteados. Cada pessoa nova vinha até nós para dizer: ‘Nós temos que ser grandes!’.”
Goyer também relembrou um período em que a Warner fizera um planejamento para os “20 próximos filmes em 10 anos” da DC. O problema é que nenhum desses projetos tinham sido escritos ainda. “Era uma loucura ver quanta estrutura estava sendo construída no ar… Não é assim que você constrói uma casa”, o roteirista afirmou.
Apesar de ter uma carreira como diretor, David S. Goyer é mais conhecido na indústria por seus trabalhos como roteirista. Na cultura pop, ele já é um nome bastante popular — Goyer assinou os roteiros de filmes como Blade (1998), Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008), O Homem de Aço (2013) e Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016), a tentativa da Warner em criar um universo compartilhado dos heróis da DC que, com apenas algumas exceções, não conquistou o público e nem a crítica especializada.
Para tentar “reverter” a péssima reputação, a corporação comandada por David Zaslav agora conta com a chefia de James Gunn e Peter Safran no comando do DC Studios. A dupla já tem em mãos um planejamento que promete reformular o DCU, com filmes já aguardados pelos fãs, como Superman: Legacy.
Aproveite também: