Diretor de O Regresso diz que Robert Downey Jr. não pediu desculpas por comentário considerado racista

Capa da Publicação

Diretor de O Regresso diz que Robert Downey Jr. não pediu desculpas por comentário considerado racista

Por Leo Gravena

Alejandro González Iñárritu, diretor de filmes como O Regresso, Birdman e Bardo, Falsa Crônica de Algumas Verdades, não espera receber um pedido de desculpas de Robert Downey Jr. tão cedo: “Não poderia me importar menos”, disse o diretor em uma nova entrevista.

Em entrevista com o The Independent, Iñárritu foi questionado se, em algum momento, Robert Downey Jr. havia se desculpado pelos comentários problemáticos feitos após o diretor criticar os filmes da Marvel sete anos atrás. Iñárritu deixou claro que não espera um pedido de desculpas vindo do ator, dizendo:

“É claro que não. Claro que não. Eu honestamente não poderia me importar menos. Eu sou completamente contra o que ele disse, mas ainda vou defender o direito dele dizer o que quiser. Qualquer coisa que ele quiser dizer, está tudo bem. Mas para mim, pareceu completamente errado”. 

Robert Downey Jr. é um dos maiores defensores da Marvel Studios.

Tudo começou em 2015, quando Iñárritu foi questionado sobre os filmes da Marvel. O diretor disse que acreditava que eles eram um “genocídio cultural”, algo que foi tão comentado quanto as críticas de Martin Scorcese. Em resposta ao diretor, Downey Jr, que interpretou o Homem de Ferro no MCU, deu uma resposta que até hoje é considerada racista e bastante desnecessária.

“Para um homem cuja língua nativa é o espanhol, poder criar uma frase como ‘genocídio cultural’ apenas mostra o quão brilhante ele é”, disse Downey Jr. ao responder o diretor mexicano.

O assunto voltou a tona ano passado, quando Iñarritu foi questionado sobre o atrito, deixando claro que achava a resposta bastante problemática. O diretor disse:

“Foi algo tipo, ‘oh, vocês ai da sua república das bananas’. Se eu fosse da Dinamarca ou Suécia, poderia ser considerado algo filosófico, mas quando você é mexicano e diz coisas assim, você é pretencioso”. 

Após seu comentário inicial, Downey Jr. não falou mais sobre Alejandro Iñárritu contudo, recentemente, o ator voltou a defender os filmes da Marvel, dessa vez dos comentários de Quentin Tarantino, diretor de Kill Bill, Django Livre e Bastasdos Inglórios.

Confira também: