Diretor de O Regresso diz que Robert Downey Jr. não pediu desculpas por comentário considerado racista
Diretor de O Regresso diz que Robert Downey Jr. não pediu desculpas por comentário considerado racista
Iñárritu recebeu uma resposta bastante problemática de Downey Jr. após criticar filmes da Marvel
Alejandro González Iñárritu, diretor de filmes como O Regresso, Birdman e Bardo, Falsa Crônica de Algumas Verdades, não espera receber um pedido de desculpas de Robert Downey Jr. tão cedo: “Não poderia me importar menos”, disse o diretor em uma nova entrevista.
Em entrevista com o The Independent, Iñárritu foi questionado se, em algum momento, Robert Downey Jr. havia se desculpado pelos comentários problemáticos feitos após o diretor criticar os filmes da Marvel sete anos atrás. Iñárritu deixou claro que não espera um pedido de desculpas vindo do ator, dizendo:
“É claro que não. Claro que não. Eu honestamente não poderia me importar menos. Eu sou completamente contra o que ele disse, mas ainda vou defender o direito dele dizer o que quiser. Qualquer coisa que ele quiser dizer, está tudo bem. Mas para mim, pareceu completamente errado”.
Tudo começou em 2015, quando Iñárritu foi questionado sobre os filmes da Marvel. O diretor disse que acreditava que eles eram um “genocídio cultural”, algo que foi tão comentado quanto as críticas de Martin Scorcese. Em resposta ao diretor, Downey Jr, que interpretou o Homem de Ferro no MCU, deu uma resposta que até hoje é considerada racista e bastante desnecessária.
“Para um homem cuja língua nativa é o espanhol, poder criar uma frase como ‘genocídio cultural’ apenas mostra o quão brilhante ele é”, disse Downey Jr. ao responder o diretor mexicano.
O assunto voltou a tona ano passado, quando Iñarritu foi questionado sobre o atrito, deixando claro que achava a resposta bastante problemática. O diretor disse:
“Foi algo tipo, ‘oh, vocês ai da sua república das bananas’. Se eu fosse da Dinamarca ou Suécia, poderia ser considerado algo filosófico, mas quando você é mexicano e diz coisas assim, você é pretencioso”.
Após seu comentário inicial, Downey Jr. não falou mais sobre Alejandro Iñárritu contudo, recentemente, o ator voltou a defender os filmes da Marvel, dessa vez dos comentários de Quentin Tarantino, diretor de Kill Bill, Django Livre e Bastasdos Inglórios.
Confira também: