Retratos Fantasmas, de Kleber Mendonça Filho, representará o Brasil em disputa por vaga no Oscar 2024

Capa da Publicação

Retratos Fantasmas, de Kleber Mendonça Filho, representará o Brasil em disputa por vaga no Oscar 2024

Por Jaqueline Sousa

A Academia Brasileira de Cinema anunciou nesta terça-feira (12) o grande representante do Brasil na disputa por uma vaga na 96ª edição do Oscar, que acontece em 2024. O longa-metragem escolhido foi Retratos Fantasmas, do diretor Kleber Mendonça Filho, conhecido por seu trabalho no fenômeno Bacurau.

O anúncio foi feito no perfil oficial da Academia no Instagram. A escolha foi feita pela Comissão de Seleção a partir de uma listagem inicial de 28 longas-metragens habilitados para concorrer a uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional.

Na segunda fase da votação, feita na última semana, Retratos Fantasmas esteve na disputa com mais cinco filmes: Estranho Caminho, de Guto Parente; Noites Alienígenas, de Sergio de Carvalho; Nosso Sonho: A História de Claudinho e Buchecha, de Eduardo Albergaria; Pedágio, de Carolina Markowicz; e Urubus, de Claudio Borrelli.

Retratos Fantasmas explora a história do Recife a partir dos cinemas do local.

O diretor Klebler Mendonça Filho aproveitou o marco para agradecer a decisão da Academia Brasileira de Cinema e as mensagens de carinho do público em suas redes sociais:

 

Vale ressaltar que a escolha ainda não garante uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional. Agora, Retratos Fantasmas entra na listagem prévia de possíveis indicados ao Oscar de 2024 seguindo o sistema de votação do prêmio. A lista oficial de indicados à 96ª edição será divulgada no dia 23 de janeiro do próximo ano.

Com direção de Kleber Mendonça Filho, Retratos Fantasmas explora o centro da cidade do Recife durante o século XX a partir das salas de cinema que movimentavam o espaço público. O longa está em cartaz nos cinemas brasileiros.

O Oscar de 2024 acontece no dia 10 de março.

Aproveite também: