Quem foi o responsável pela morte de Superman em uma das histórias mais famosas do herói nas HQs?

Capa da Publicação

Quem foi o responsável pela morte de Superman em uma das histórias mais famosas do herói nas HQs?

Por Gabriel Mattos

Recentemente, a DC Comics anunciou a sua nova era de histórias — Dawn of DC. Com os Titãs em destaque, essa saga surge como uma resposta à morte da Liga da Justiça, que aconteceu no início de Dark Crisis on Infinite Earths. O evento bombástico foi pensado como uma homenagem a outra grande morte dos quadrinhos, a do Superman, que comemorou 30 anos em 2022. Mas afinal, quem foi o responsável por esse momento tão marcante da história dos quadrinhos? (via Polygon)

Quem mata o Superman nos quadrinhos?

Apocalypse mata o grande Superman.

Bem, o responsável pela morte do herói, dentro do universo DC, foi o Apocalypse — assim como no filme Batman vs Superman: A Origem da Justiça. Repentinamente esse alienígena cai do espaço, determinado a destruir tudo e todos. Superman é o único capaz de impedi-lo e os dois lutam até a morte no meio da cidade de Metrópolis. No final, Superman acaba com a ameaça, mas também morre no processo.

Por que o Superman morre nos quadrinhos?

O enredo em si é bastante simples, o que impressionou foi a maneira como foi executado. Curiosamente, o motivo por trás da decisão de escrever sobre a morte de Superman rende uma história bem mais interessante. O homem responsável por sugerir a ideia foi Jerry Ordway, um roteirista da DC Comics, em uma piada em um momento desesperado.

Na época, as revistas do herói não iam bem de vendas e a solução encontrada foi investir no romance entre Lois Lane e Clark Kent. A trama evoluiu a um ponto que um casamento era inevitável e resultaria em um pico garantido de vendas. Clark chegou a pedir a mão de sua amada em casamento, mas uma decisão dos executivos da Warner congelou os planos da editora indefinidamente.

Lois e Clark explorou o romance entre os jornalistas.

Na mesma época, o estúdio estava determinado a lançar a série Lois e Clark: As Novas Aventuras do Superman, que mostraria exatamente o cotidiano do romance entre os jornalistas. E, eventualmente, também haveria um casamento na série. Assim, os executivos decidiram que a melhor decisão seria esperar para fazer ambas as cerimônias simultaneamente, resultando no máximo de lucro.

Porém, para isso, os roteiristas precisariam improvisar anos de história do herói, interrompendo bruscamente todo o arco que estava em andamento nos quadrinhos. Qual foi a solução encontrada? Se o Superman não pode casar, é melhor que esteja morto. E o resto é história.

Leia também: