Quem foi Yasuke na vida real? O primeiro samurai africano e sua influência na cultura pop
Quem foi Yasuke na vida real? O primeiro samurai africano e sua influência na cultura pop
Yasuke, um imigrante que se tornou um dos samurais mais respeitados do Japão
Yasuke era um homem africano, alto e imigrante no Japão, que se tornaria o primeiro estrangeiro a receber o status de guerreiro samurai. Sob o domínio de Oda Nobunaga – um poderoso senhor feudal do século XVI – Yasuke entrou para a história e sua trajetória de vida virou tema de algumas produções da cultura pop. Vamos conhecer mais sobre o samurai negro?
Um resumo: quem foi Yasuke?
Não existem registros que documentem a data ou o país de seu nascimento, mas a maioria dos historiadores acreditam que ele nasceu em Moçambique. Outras hipóteses apontam para países como Nigéria e Etiópia.
Conhecido como Yasuke, este homem era um guerreiro que chegou ao posto de samurai durante o domínio de um senhor feudal japonês que ficou conhecido como o primeiro dos 3 unificadores do Japão, Oda Nobunaga. Em apenas um ano, Yasuke se juntou aos escalões superiores da classe guerreira japonesa e, em pouco tempo na terra, ele já falava japonês fluente e ficava ao lado de seu mestre nos campos de batalha.
Um outro colega samurai, Matsudaira Ietada, descreveu Yasuke em um diário no ano de 1579 da seguinte forma: “Sua altura era de 6 shaku 2 sol (aproximadamente 1,88m). Ele era negro e sua pele era como carvão”. Levando em conta que a altura média do homem japonês era 1,57m em 1900, na época que Yasuke viveu, ele se destacava sobre a maioria dos japoneses devido ao seu tamanho.
A construção do guerreiro
O que se sabe é que Yasuke chegou ao Japão com Alessandro Valignano, um jesuíta italiano, durante uma excursão de inspeção. Isso aparece na história escrita apenas entre os anos de 1579 e 1582. Alguns estudiosos dizem que ele era um escravo, mas não há dados que comprovem esse fato.
Ele conheceu Nobunaga logo depois de sua chegada ao Japão e já chamou a atenção do senhor feudal, principalmente por ser um homem bom de conversa. Yasuke já falava japonês e, segundo o acadêmico Thomas Lockey, ambos se deram bem. Já Webb, outro acadêmico, acredita que como Yasuke dominava a língua japonesa, ele foi visto de forma positiva pelos demais japoneses. Segundo ele: “Ele era diferente dos jesuítas, que tinham uma agenda religiosa para o Japão”.
Mas, ao que parece, o guerreiro e o seu senhor japonês tinham muitas coisas em comum: Oda era um grande fã de artes marciais e passava bastante tempo praticando exercícios. Segundo Webb, ele também era um homem que procurava estar sempre com a companhia de pessoas altamente inteligentes e disciplinadas e “[Yasuke] carregava o espírito guerreiro”.
Yasuke, por sua vez, se adaptou a linguagem e a cultura do Japão, o que o levou a gostar das danças e músicas típicas, como Nobunaga, que também era apaixonado por uma forma de drama musical japonês clássico, chamado Noh Drama. Segundo relatos, Oda tratava Yasuke como família, deixando o africano entre o grupo seleto de pessoas que jantavam com ele.
Como guerreiro, a proximidade e o gosto de Nobunaga por ele o fizeram crescer em seu cargo. Seu tamanho influenciava diretamente em sua força e, com o treinamento adequado, Yasuke se tornou um poderoso guerreiro que, segundo DeSnoo, “Nobunaga elogiou a força e a estatura de Yasuke, dizendo que ele tinha a força de 10 homens”.
O Samurai Yasuke
Quando Oda Nobunaga elevou Yasuke ao posto de Samurai, a ideia de ter um estrangeiro com esse alto cargo de guerreiro era algo inédito. Depois de Yasuke, outros estrangeiros também conseguiram esse título. Como o primeiro samurai não-japonês, ele participou de várias batalhas importantes ao lado de seu senhor, também estando presente na fatídica noite em que Nobunaga foi traído.
Um de seus generais, Akechi Mitsuhide, se virou contra Nobunaga e o trancou em uma das salas de seu palácio, onde ele acabou retirando sua própria vida em um ritual padrão dos samurais, o seppuku, um ritual de suicídio. Segundo outro historiador, Thomas Lockley, antes de efetuar o seppuku, ele pediu a Yasuke que ele o decapitasse e levasse sua cabeça e a espada para seu filho e isso, obviamente, é um grande sinal de confiança.
Yasuke e sua história/lenda encontram seu fim pouco tempo depois da queda de Nobunaga, em 1582, onde o primeiro samurai negro da história acabou sendo exilado (possivelmente voltando para uma missão jesuíta em Quioto). Seus últimos anos de vida, assim como seu paradeiro são desconhecidos, mas isso o transformou em uma personalidade japonesa e rendeu inúmeras produções sobre sua história.
Yasuke e a cultura pop
Yasuke viveu na imaginação de muitos japonese, principalmente por conta do livro infantil premiado chamado Kuro-suke – kuro significa “negro” em japonês – escrito por Kurusu Yoshio. Esse livro dramatiza a vida de Yasuke no Japão, terminando da seguinte forma: depois que Nobunaga se mata, Kuro-suke (Yasuke) é levado para um templo onde sonha com seus pais na África e chora.
Em Hollywood, Yasuke já tem dois filmes em desenvolvimento sobre sua vida, em 2017 o estúdio Lionsgate anunciou que estava desenvolvendo um longa sobre sua vida.
Ele também já virou um anime que está disponível na Netflix, que conta de forma fantasiosa como foi a vida de Yasuke após ser exilado. Além disso, a vermelhinha também está trabalhando em uma série live-action sobre ele. Também temos livros que abordam a vida do personagem e, no Brasil, Yasuke ganhou uma história em quadrinhos do artista nacional Isaac Santos, pela editora Skript.
Confira também: