Quanto o elenco de Friends ganha até hoje com a série?
Quanto o elenco de Friends ganha até hoje com a série?
Lucros do elenco são um ponto fora da curva na indústria
A greve dos atores de Hollywood deu início a um debate acalorado sobre quanto os streamings ganham em cima de produções populares, enquanto rostos conhecidos lutam para pagar as contas. Muito desse vácuo entre os ganhos de grandes estúdios e dos profissionais envolvidos se deve a falta de uma revisão dos streamings no repasse dos lucros. Uma prova dessa discrepância é o quanto o elenco de Friends recebe nos dias de hoje pelo sucesso da série dos anos 90.
Protagonizada por Jennifer Aniston, Lisa Kudrow, David Schwimmer, Courtney Cox, Matthew Perry e Matt LeBlanc, Friends teve um total de 10 temporadas, se tornando uma das séries de comédia mais lucrativas da história da TV americana.
O que poucos sabem é que, mesmo com o seu fim em 2004, o elenco ainda recebe pelos direitos de exibição de imagem. De acordo com o USA Today, todo o elenco de Friends ganha 2% do lucro total gerado pela Warner Bros. Discovery com a exibição da série.
Em 2022, esse lucro estava acumulado em 1 bilhão de dólares, o que garante, pelo menos, 20 milhões de dólares para cada protagonista da série.
Como é o repasse de lucros para atores de outras séries?
Mas, Jennifer Aniston e o resto do elenco de Friends são um ponto fora da curva. A série marcou uma época em que o sucesso de uma produção era medido através do nível de audiência. Além de terem revolucionado o mercado, os seis atores fizeram o possível para que todos recebessem igualmente pelo seu trabalho na série da Warner.
O que nos dias de hoje se tornou algo impossível de se conseguir. Com o avanço do consumo de séries através dos streamings, as empresas mudaram a forma como são repassados os seus lucros.
Se antes o sucesso de uma série era mensurado pelo valor da venda de boxes e DVDs, hoje o mesmo é feito através de acessos e visualizações. Informações que nem chegam ao público ou ao elenco, dificultando uma justa negociação.
Em uma entrevista para o The New Yorker, a atriz Emma Myles de Orange is the New Black comentou que, em um evento fechado, foi revelado acidentalmente que a série das presidiárias da Netflix tinha uma audiência maior que a de Game of Thrones. Mesmo assim, rostos conhecidos da produção, como Kimiko Glenn, recebem apenas 27 dólares e 30 centavos pela sua participação na série.
Aproveite e continue lendo: