Qual a razão para o nome da franquia Final Fantasy? Criador explica

Capa da Publicação

Qual a razão para o nome da franquia Final Fantasy? Criador explica

Por Melissa de Viveiros

A franquia Final Fantasy é uma das mais tradicionais dos videogames, contando com 16 títulos em sua série principal e mais de 30 anos de história. Um detalhe sobre o qual existem inúmeros rumores, porém, é o motivo por trás do nome da franquia. Tem a ver com a possibilidade de falência da desenvolvedora? É pelo significado? Hironobu Sakaguchi, um dos criadores da série, deu a resposta definitiva sobre o assunto.

Muitos mitos sobre o nome circulam por aí, com um dos mais populares dizendo que o nome foi escolhido pela empresa por trás do game estar à beira da falência, com a franquia sendo sua esperança “final” para obter sucesso. De acordo com Sakaguchi, esse não foi o caso na realidade:

“Na verdade não é uma história tão legal assim,” ele disse em entrevista especial ao Eurogamer, comemorando os 35 anos da franquia. “Foi inspirado por Fighting Fantasy.”

Quando o primeiro jogo estava sendo desenvolvido, a série Dragon Quest havia se tornado um sucesso, e tinha seu nome frequentemente reduzido a “Drakue”. A equipe de Final Fantasy queria encontrar um nome que pudesse ser reduzido utilizando o alfabeto romano, decidindo por “FF”.

A ideia, então, era chamar a franquia de Fighting Fantasy – mas o nome já era marca registrada. “Então nós relutantemente escolhemos Final Fantasy como último recurso,” Sakaguchi contou.

Cena do trailer de Final Fantasy VII: Rebirth.

Ele também comentou sobre rumores de que o nome havia sido escolhido por ter o significado de “ilusão final”, ou “ilusão suprema”. De acordo com o criador da série, essa explicação veio de um cartão postal que ele recebeu de crianças, que contavam que seu professor havia explicado que essa era a razão para o nome.

“No momento que recebi, eu disse, ‘Vamos usar isso!’,” contou. “Realmente tenho que agradecer a esse professor.”

O jogo mais recente da franquia é Final Fantasy 16, lançado este ano. O próximo grande lançamento da franquia chega no ano que vem, com a estreia de Final Fantasy VII: Rebirth.

Veja também: