O atual problema de direitos autorais envolvendo Dragon Ball
O atual problema de direitos autorais envolvendo Dragon Ball
Mudanças na Shueisha trouxeram alguns problemas de direitos autorais para Dragon Ball!
Dragon Ball é um dos animes mais populares do mundo e recebe novidades até hoje, seja seu mangá, jogos ou até filmes, mesmo anos depois do encerramento de sua obra original. A franquia é gerenciada pela Shueisha e dentro da empresa existe uma parte chamada de Dragon Room, que é responsável por pensar nos novos conteúdos da obra criada por Akira Toriyama. Com uma mudança nesta parte, a franquia agora apresenta um problema de direitos autorais.
O jornal japonês Bunshun anunciou que Akio Iyoku um dos principais nomes da Dragon Room se retirou não só da sua função nesta parte como saiu da Shueisha para fundar sua própria empresa, a Capsule Corporation Tokyo. A ideia de Iyoku é que a Shueisha fique com os direitos do mangá de Dragon Ball, enquanto sua empresa detém as outras mídias, como anime, jogos e outras coisas.
Sendo uma das franquias mais populares da Shueisha, a empresa não parece disposta a abrir mão de Goku e seu universo, principalmente com o fato de que as outras mídias são bem mais lucrativas que os mangás. No momento estão acontecendo negociações entre as duas empresas e a única confirmação é que Iyoku não faz mais parte da Shueisha.
Algumas pessoas se perguntaram qual seria a opinião de Akira Toriyama em relação a briga de direitos, mas o autor disse que só pode responder através da Shueisha e manteve suas opiniões em privado. Seu único comentário foi que, apesar do nome da empresa de Iyoku fazer referência direta a Dragon Ball, ele não tem nenhum envolvimento com ela.
Confira também: