[Preview] Marvel’s Spider-Man 2: Aventura de Peter Parker e Miles Morales é profunda e tem gameplay imersiva
[Preview] Marvel’s Spider-Man 2: Aventura de Peter Parker e Miles Morales é profunda e tem gameplay imersiva
Testamos a preview do novo jogo da franquia e ele promete ser ainda melhor que os antecessores!
Marvel’s Spider-Man 2, trará a parceria entre Peter e Miles unindo forças contra grandes vilões, como o Venom, Kraven e Lagarto. Por esse motivo, o jogo da Playstation, produzido pela Insomniac Games, é um dos lançamentos mais aguardados do ano. Nesta última semana, fui convidada para viajar para Los Angeles e testar em primeira mão a nova aventura dos Teiosos e de quebra ainda bati um papo com Bryan Intihar, Senior Creative Director da Insomniac, que falou um pouquinho sobre esta história que está ainda mais imersiva, profunda e envolvente.
Um dos maiores desafios em levar um personagem tão amado e com tanta bagagem, como o Homem-Aranha, para outros universos, no caso o dos games, é manter um Storytelling coerente. E esse é um dos pontos que mais me chamou a atenção em Marvel’s Spider-Man e Marvel’s Miles Morales: os jogos conseguem construir narrativas novas ao redor de personagens conhecidos, sem desviar de suas essências e abrindo possiblidades para novos caminhos. Não à toa, eu estava muito curiosa para saber onde essas histórias nos levariam em Spider-Man 2.
No novo jogo, nós encontramos Peter e Miles – sim, agora será possível jogar com os dois personagens – em momentos delicados de suas vidas. De um lado, temos Peter que corre contra o tempo para tentar salvar a vida de seu melhor amigo, Harry Osborn; mas precisa lidar, ao mesmo tempo, com as mudanças e consequências que o traje simbionte causará em sua vida e nas suas relações.
Por este motivo, veremos um Peter um pouco mais sombrio, tentando encontrar o equilíbrio – o que, eu preciso confessar, me agrada muito e torna o personagem ainda mais humano. Bryan Intihar, Senior Creative Director da Insomniac, comentou sobre esse novo aspecto do herói em nosso bate-papo:
“Peter sempre foi visto como um personagem legal, um cara de bom coração. E o que o simbionte nos mostra é que pode haver escuridão dentro de todos nós. E isso não impacta apenas Peter, mas também todos que estão ao seu redor: Mary Jane, Miles… É uma questão de encontrar o equilíbrio”, diz.
Enquanto isso, Miles se encontra, como quase todo adolescente, indeciso sobre seu futuro, sem saber o que fazer após o Ensino Médio e usando o trabalho como Homem-Aranha como uma distração enquanto ainda lida com a morte de seu pai. Ou seja, por mais que tenhamos uma história central e a luta contra grandes vilões da franquia: como Lagarto, Venom e Kraven, cada Homem-Aranha traz também uma narrativa individual muito forte e, novamente, muito relacionável e humana.
Por falar em vilões, a grande pergunta que ronda o jogo é: quem está por trás do temível Venom? Na nossa conversa, Bryan não confirmou a identidade do personagem, mas achou interessante quando eu disse que sigo forte na teoria de que Harry assumirá o manto do vilão. Agora é jogar o game completo para ver…
Além disso, um outro ponto interessante desse n ovo jogo é justamente o destaque dado a personagens secundários: Mary Jane, Harry e outros terão participações maiores no jogo à medida em que a história avança. Afinal, como reforçou Bryan, um dos objetivos da narrativa é justamente mostrar que as ações e decisões dos heróis afetam também as pessoas a seu redor – assim como é na vida real.
É claro que não podemos deixar de exaltar as sequências de ação e luta. A tecnologia do PS5 traz gráficos bonitos – principalmente em cenas durante o dia – e permite que os personagens se movam de forma muito mais rápida. É impressionante como é possível fazer a mudança de entre Peter e Miles de forma bem fluida.
Além disso, o jogo traz novidades como as Web Wings, que permitem planar por Nova York e chegar de forma mais rápida de um lugar a outro; e Web Shooters ainda mais precisas, o que torna mais plausível e real essa locomoção do herói pela cidade. Vale ressaltar que tanto Peter quanto Miles tiveram também upgrades em seus trajes (detalhe: há mais de 65 opções de trajes no jogo!). Eu gostei bastante das habilidades e novos golpes que o simbionte trouxe para Peter.
A cenas de luta são rápidas, mas também há a possibilidade de realizar algumas missões em modo furtivo, ou seja, sem chamar a atenção dos inimigos – o que funciona mais para o meu estilo de jogo, por exemplo.
Aliás, os recursos de acessibilidade são outra novidade. Agora, por exemplo, será possível reduzir a velocidade, principalmente em momentos de luta, em 30%, 50% e até 70%, o que torna o jogo mais abrangente, uma vez que você não precisa ser um gamer habilidoso (o que é o meu caso) para encarar as cenas de ação, facilitando muito para novos jogadores.
Como um jogo de mapa aberto, além das missões principais, há side quests e, claro, sempre a possibilidade de explorar mais a cidade de Nova York que esta maior – com a adição de Brooklyn e Queens ao mapa – e ainda mais cheia de detalhes. Tudo está tão bonito — especialmente em cenas no fim de tarde, que ganham uma luz quase cinematográfica no jogo — que eu, por exemplo, aproveitei para passear um pouco pelo Central Park e fotografar um jogo de basquete no Queens.
E fica a dica: se possível, jogue com um fone de ouvido! O jogo tem um áudio muito imersivo, que permite com que você ouça cada detalhe da cena, seja os sons das teias, os pássaros no Central Park ou os movimentos numa cena de luta.
Marvel’s Spider-Man 2 tem potencial para atrair um público ainda maior para o jogo ao trazer duas narrativas fortes e que adicionam mais profundidade aos heróis, ao mesmo tempo em que faz uso da tecnologia do PS5 para dar um boost a mais nas cenas de ação e luta. E, claro, com a cereja do bolo da acessibilidade que torna o jogo mais inclusivo até mesmo para jogadores inexperientes.
Marvel’s Spider-Man 2 será lançado no dia 20 de Outubro, somente para o Playstation 5.
Confira também:
*Daniella Cadavez, a autora desta reportagem, viajou para Los Angeles a convite da Playstation.