Presidente da Academia admite que reagiram mal ao tapa de Will Smith no Oscar 2022

Capa da Publicação

Presidente da Academia admite que reagiram mal ao tapa de Will Smith no Oscar 2022

Por Gus Fiaux

O Oscar do ano passado foi marcado por um momento muito chocante: após ouvir Chris Rock fazendo piadas com a doença de sua esposa, Will Smith subiu ao palco e deu um tapa no rosto do comediante. As reações foram muito acentuadas, com fãs defendendo o ator e outros criticando a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas por não ter tomado medidas mais drásticas.

Isso gerou uma reação em cadeia dentro da indústria cinematográfica, com Smith perdendo a associação à Academia e, por pouco, não tendo seu Oscar removido. Contudo, a presidente da organização, Janet Yang, acaba de prometer à Variety um maior comprometimento com os artistas presentes na cerimônia e o público:

“Tenho certeza que todos vocês se lembram da experiência sem precedentes que tivemos no Oscar [do ano passado]. O que aconteceu no palco foi totalmente inaceitável e a resposta da organização não foi adequada. Aprendemos com isso que a Academia deve ser totalmente transparente e responsável em nossas ações, e particularmente em temos de crise, você deve agir rapidamente, com compaixão e decisivamente por nós e por nossa indústria. Você pode e deve esperar não menos que isso de nós daqui para frente.”

Desde o ocorrido, muitos têm se manifestado contra a passividade da Academia frente a uma cena de violência. Mas, por outro lado, isso também tem levantado discussões sobre a violência verbal e psicológica disfarçada como piada e dita por apresentadores da premiação, como Chris Rock.

Pouco após o tapa, Will Smith subiu ao palco para receber o Oscar de Melhor Ator por seu papel em King Richard: Criando Campeãs.

Vale ressaltar que, após o ocorrido, Will Smith ainda subiu ao palco para receber o prêmio da categoria de Melhor Ator, graças ao seu trabalho em King Richard: Criando CampeãsDesde então, o ator se desculpou em público pelas suas ações, embora Chris Rock não tenha se desculpado a Jada Pinkett-Smith pelas piadas com a condição médica da atriz. Em vez disso, ele usou o momento para fazer mais piadas em seus shows de stand-up.

O Oscar 2023 será transmitido no dia 12 de março. Você pode acompanhar a premiação no HBO Max.

Abaixo, confira também: