Por que Power Rangers foi retirado do ar em países como Canadá e Nova Zelândia na década de 90?
Por que Power Rangers foi retirado do ar em países como Canadá e Nova Zelândia na década de 90?
Série foi declarada como “muito violenta” para a televisão canadense
Com trinta anos de história, Power Rangers se tornou uma das franquias mais lucrativas do mundo. No Brasil, diversas temporadas marcaram a infância do público ao serem transmitidos em canais como a TV Globo. Porém, não foi assim no mundo todo. Em alguns países, o programa foi retirado do ar por ser “muito violento”.
A primeira ocorrência de cancelamento da exibição de Power Rangers ocorreu em 1994 quando foi tirado dos canais abertos do Canadá. Entretanto, canais como a Fox, da TV por assinatura, continuaram transmitindo a produção. Mas, não foi apenas os canadenses que não aprovaram o conteúdo.
Na Nova Zelândia, a série foi ao ar pela primeira vez em maio de 1994. A mesma permaneceu até julho, uma vez que, durante esses três meses de exibição, a Broadcasting Standards Authority (Autoridade de Padrões de Transmissão) recebeu quatro reclamações formais. Duas delas eram de pais e professores do jardim de infância, uma delas era da Children’s Media Watch (Monitor de Mídia Infantil em tradução literal) — uma organização preocupada com conteúdo infantil — e a outra veio da mãe de uma criança.
Além das reclamações formais, o BSA recebeu diversos protestos em escrito e por telefone. Todas elas focavam no uso de violência dos Power Rangers para resolver seus conflitos, além de um “impacto negativo da série no comportamento das crianças”, com foco na pré-escola.
Tentando defender a produção, a emissora responsável pela transmissão, Television New Zealand (TVNZ) argumentou que Power Rangers emponderava crianças, oferecendo um modelo positivo e mostrando características como coragem, responsabilidade e trabalho em equipe.
Infelizmente, a defesa da TVNZ não conseguiu diminuir as reclamações e a BSA votou a favor do público. Mesmo sem controle nenhum sobre se a TVNZ deveria ou não tirar o programa do ar, sua decisão serviu como um pivô para o canal cancelar a série na Nova Zelândia.
Aproveite e continue lendo: