Por que o primeiro filme de Star Wars teve seu título alterado anos depois?

Capa da Publicação

Por que o primeiro filme de Star Wars teve seu título alterado anos depois?

Por Jaqueline Sousa

Quando o primeiro filme de Star Wars chegou aos cinemas, em meados de 1977, praticamente ninguém acreditava que a produção vingaria. Contudo, indo contra todas as expectativas, o longa foi o ponto de partida para uma das franquias mais bem-sucedidas de Hollywood, tornando-se conhecida por sua clássica divisão por episódios e seus subtítulos icônicos. Acontece que esse ainda não era o cenário daquela época, o que fez George Lucas alterar o título da obra original anos depois.

Hoje em dia, é consenso que o primeiro filme da saga galáctica seja designado como Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança. No entanto, o subtítulo “Uma Nova Esperança” só foi adicionado anos após o lançamento do longa nos cinemas. Por quê?

De acordo com o Screen Rant, nada passou de uma simples mudança de planos e perspectivas na visão de George Lucas por causa do grande sucesso que Star Wars começou a fazer naquele período. Lucas queria contar a história de Luke Skywalker (Mark Hamill) em um formato de capítulos, como se o público tivesse caído de paraquedas naquela trama. É por isso que sempre existiu aquela clássica explicação em letras amarelas no começo de cada filme.

George Lucas alterou o título do primeiro Star Wars após o sucesso da saga.

Assim, após o lançamento de O Império Contra-Ataca (1980), George decidiu que havia espaço para explorar mais do passado de Anakin Skywalker e Obi-Wan Kenobi, o que o fez adicionar o número V antes do subtítulo do segundo filme, aquele que revela que Darth Vader é o pai de Luke.

A mudança de título do primeiro Star Wars só aconteceu com o relançamento do longa, em 1981. A partir disso, a produção oficialmente ganhou o nome de Uma Nova Esperança, consolidando aquilo que se tornaria uma longa tradição da franquia.

Aproveite também: