Por que personagens de desenhos animados vestem sempre as mesmas roupas?
Por que personagens de desenhos animados vestem sempre as mesmas roupas?
Por que a Mônica sempre está usando o mesmo vestido vermelho?
Uma piada recorrente no mundo das animações são personagens icônicos da cultura pop mostrando seus guarda-roupas. Nessas cenas, diversas roupas idênticas são mostradas, revelando o “motivo” por sempre os vermos com as mesmas roupas. Porém, o que parece uma piada tirada da Turma da Mônica, na verdade possui um motivo.
A concepção de toda e qualquer série animada passa por um processo longo de criação, testes e aprovação. Para o visual final do protagonista da história, diversos rascunhos são feitos e a escolha final é dada levando em consideração o público-alvo, a narrativa e o que o personagem está dizendo com aquela roupa.
Todo esse processo é chamado de Character Design e é um dos passos mais importantes para avançar com qualquer produção animada. Por isso, mudanças de visual em desenhos, geralmente, são escassas. Trazer uma nova roupa significa passar por um novo processo de escolha. Logo, para fazer com que Lisa Simpson utilize um vestido diferente do canônico laranja, é necessário que exista uma boa razão para isso.
E personagens que sempre mudam de roupa?
A situação é diferente quando a mudança significa um avanço na narrativa. Em Avatar: A Lenda de Aang, por exemplo, a gangue do Avatar muda de visual para não serem notados na Nação do Fogo. Assim como Zuko, que recebe uma nova roupa e estilo de cabelo após sair das garras de seu pai.
Além dessa motivação, existe a mudança de roupa que agrega ao visual da série em um geral. Em O Clube das Winx, as fadas recebem diferentes roupas ao longo das temporadas, uma vez que o estilo das personagens e suas transformações são uma parte fundamental da animação.
Outras séries que seguem esse caminho são Sailor Moon e W.I.T.C.H., em que as protagonistas possuem roupas inspiradas na moda da época. Vale lembrar que essas três obras são destinadas ao público feminino e, na época de suas produções, o conceito de “moda” era direcionado em grande parte a essa demografia.
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