Por que o Pateta pode falar e o Pluto não, se ambos são cachorros no universo da Disney?
Por que o Pateta pode falar e o Pluto não, se ambos são cachorros no universo da Disney?
Afinal, se os dois personagens são cães, por que um fala e o outro não?
Marcada pela imagem de Mickey Mouse, a Disney foi a responsável por popularizar uma grande leva de personagens que se transformaram em ícones da cultura pop. Dois deles são Pateta e Pluto, ambos integrantes da turma do mascote da empresa. Mas você já parou para pensar no motivo pelo qual um deles pode falar e o outro não, mesmo que os dois sejam cachorros?
Embora todos os membros da turma do Mickey, como Minnie, o Pato Donald e o próprio Pateta, consigam falar, não é isso que acontece com Pluto. O animalzinho de estimação laranja do Mickey corre para lá e para cá agindo como um cachorro normal, algo que não acontece com Pateta, já que ele possui o dom da fala. Por quê?
Não há uma resposta oficial para a questão, mas o que não falta por aí são teorias tentando explicar o curioso fenômeno dos personagens da Disney. Uma delas, de acordo com especulações do Yahoo! Money, é que Pluto é um cachorro vivendo em meio a humanos que se parecem com animais, por isso o Pateta fala e ele não.
Outra teoria mais imaginativa diz que Pluto, na verdade, percebeu que sua vida seria muito mais fácil se ele ficasse em silêncio e agisse como um cachorro, enquanto Pateta assumia as dificuldades da vida “humana”.
Além disso, há especulações mais concretas envolvendo as habilidades linguísticas dois personagens. De acordo com o ScreenPlayas, é possível que tudo tenha a ver com os termos “funny animals” e “animal animals” (animais divertidos e animais animais, respectivamente, em tradução livre). Enquanto o primeiro é usado para designar animais antropomórficos, ou seja, aqueles personagens que possuem o físico de animais mas agem como humanos, o segundo é usado para animais de fato, como Pluto.
Também é possível que, no universo que a turma do Mickey habita, alguns animais tenha evoluído até serem capazes de falar, como Pateta e companhia, enquanto outros permaneceram em seus estados originais, andando sob quatro pernas e correndo atrás de gravetos por aí.
Aproveite também: