Por que Harry Potter só passa a ver Testrálios após O Cálice de Fogo? É um furo de roteiro?
Por que Harry Potter só passa a ver Testrálios após O Cálice de Fogo? É um furo de roteiro?
Harry já havia passado por experiências traumáticas antes da morte de Cedrico Diggory
Em Harry Potter e a Ordem da Fênix, quinto livro da franquia, somos apresentados aos Testrálios, criaturas que só podem ser vistas por pessoas que presenciaram a morte. O problema é que Harry já havia passado por situações desse tipo antes da perda de Cedrico no título anterior e, ainda assim não conseguia vê-los. Porém, em entrevista ao Festival do Livro de Edimburgo em 2004, a autora J. K. Rowling explicou o motivo disso acontecer (via ScreenRant).
Segundo Rowling, os Testrálios só podem ser vistos por pessoas que testemunharam e entenderam o processo de perda trazido pela morte. Desse modo, como Harry ainda era um bebê quando estava na mesma sala em que seus pais morreram, essa morte não contariam para que ele pudesse ver as criaturas finalmente.
Mais tarde, em seu primeiro ano em Hogwarts, Harry passa por outra experiência envolvendo morte, ao derrotar o professor Quirrell e a parte de Voldemort que havia nele. Porém, quando o professor morreu, o menino estava inconsciente no chão, logo, não havia presenciado a morte dessa vez.
Em Cálice de Fogo, quando finalmente viu Cedrigo ser morto por Rabicho, Harry poderia até ter tido seu primeiro contato efetivo com os Testrálios, mas Rowling achou que essa seria uma forma “estranha de se terminar um livro” e que também ainda levaria um tempo para que Harry processasse de verdade a perda de seu colega de escola.
No fim, a presença dos Testrálios em A Ordem da Fênix acabou combinando em muito com o tom mais pesado que a história tomou a partir daí. Harry pode se aproximar de Luna ao ver as criaturas mágicas pela primeira vez, rendendo diversas cenas tocantes, interessantes e inteligentes aos leitores.
Mas e você? Acha que teria sido melhor introduzir os Testralios em outro momento ou a autora tinha razão? Divida sua opinião com a gente nos comentários!
Aproveite e confira também: