Por que a criação do Gato Félix foi motivo de disputa entre dois autores?
Por que a criação do Gato Félix foi motivo de disputa entre dois autores?
Quem foi o criador do perosnagem nem sempre foi uma questão muito clara
O Gato Félix é um dos personagens mais carismáticos das animações e marcou a infância de muita gente. O que pouca gente, sabe, no entanto, é que os direitos do personagem acabaram em uma grande briga judicial entre seu idealizador e o dono do estúdio no qual trabalhava.
Félix foi criado por Otto Messmer que trabalhava em um estúdio de animação pertencente a Pat Sullivan. Como é comum nesse tipo de situação, Sullivan detinha os direitos de todas as produções criativas de seus funcionários e chegou a dar diversas entrevistas afirmando de modo categórico ter sido ele a criar o bichano. Dizia ele que a inspiração veio a partir do amor por gatos de rua que sua esposa possuía, mas a história vivia sendo alterada quando recontada.
Após a morte de Sullivan, Messmer revelou que ele havia prometido em vida que lhe daria os direitos do personagem em um testamento, mas esse testamento nunca existiu. Foi aí que uma briga judicial teve início com os companheiros de estúdio e o advogado de Sullivan, Harry Kopp assumindo que Félix era uma criação de Messmer tempos depois.
Em entrevista a um estudioso de História das Animações, Messmer deu detalhes sobre a criação do Gato Félix. Segundo ele, a Paramount precisava de um curta para preencher uma lacuna em uma produção e Sullivan pediu para que Messmer criasse algo divertido. Ele então pensou em um gato preto por ser a opção mais fácil a mão. Então a Paramount gostou do resultado e logo encomendou uma série só com o personagem que, de início, sequer se chamava Félix. O nome foi sugerido posteriormente para contrastar com a natureza azarada que era associada a gatos pretos.
Mas e você? Sabia sobre esses detalhes? Divida com a gente nos comentários!
Aproveite e confira também: